Tratamento de esgoto recebe equipamentos

26/04/2012

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) apresentou na tarde de segunda-feira, 23, parte da frota, materiais e pessoal a serem utilizados durante as obras de construção das Estações de Tratamento de Esgoto sanitário (ETEs) de São Sebastião do Paraíso. O evento foi realizado em frente ao Paço Municipal.

Participaram da apresentação da frota o prefeito Mauro Zanin, os secretários José Antônio Cintra (Obras) e Cassius Malaguti (Planejamento Urbano), o gerente distrital da Copasa, Vasco Drázio Gil, e o superintendente da companhia, Jorge Luiz Borges. Além deles, outros membros da diretoria da empresa, funcionários da prefeitura e comunidade estiveram presentes.

Oito carretas carregadas de canos de PVC, que integrarão o sistema de rede coletora, duas retroescavadeiras, um caminhão hidrovácuo e outros veículos foram expostos ao para a comunidade. As obras já iniciaram e devem ser concluídas dentro de 36 meses. Nesta fase, 23 quilômetros de interceptores serão instalados em todo o município.

Durante seu discurso, Zanin afirmou que a parceira entre as duas partes, firmada há anos, traz força para o município. O prefeito disse que um dos motivos que levaram a prefeitura a ter buscado a Copasa para tal empreendimento foi o conhecimento específico no setor. Ele lembrou também que os mais de R$ 20 milhões a serem investidos nos próximos anos serão revertidos em emprego e renda, além de resolver um problema ambiental histórico.

Em seguida, Jorge Luiz Borges, superintendente da Copasa, declarou que, por se tratar de uma cidade referencial na região, Paraíso se tornou uma vitrine para a companhia. Também lembrou que a empresa está em dia com os seus compromissos firmados.

O gerente distrital da Copasa, Vasco Drázio Gil, classificou o evento com a conclusão de um planejamento a longo prazo. “Estamos iniciando a concretização do sistema de esgotamento sanitário de São Sebastião do Paraíso, então, a partir de agora, nós não temos mais que correr atrás de nada. Tudo aquilo que precisava correr atrás para terminarmos esse projeto está aqui hoje, ou seja, material, pessoal e equipamentos”, completou.

A Prefisan Ltda. será responsável pela conclusão da segunda fase das obras do sistema de tratamento de esgoto sanitário de Paraíso, orçadas em R$ 21,6 milhões. A construtora de Belo Horizonte, especializada em empreendimentos de saneamento, foi responsável pelas obras das ETEs de Alfenas, também geridas pela Copasa.