Patrimônio é restaurado e devolvido à comunidade

17/04/2012

No dia 6 de abril, sexta-feira da Paixão, após passar por um minucioso processo de restauração, a imagem do Cristo crucificado foi recolocada em seu local de origem, o Instituto Monsenhor Felipe, localizado na avenida Angelo Calafiori, 433, esquina com rua Placidino Brigagão, em São Sebastião do Paraíso.

Em julho de 2011, o Instituto foi alvo de uma ação de vândalos que retiraram a imagem do Cristo da cruz de madeira, derrubando-a ao chão, o que ocasionou danos em todo o corpo da estátua. Foram oito meses de restauração coordenada pela artista plástica Maria Zélia da Silva, que retirou todas as trincas, remodelando o pé que foi totalmente perdido no ato de vandalismo.

De acordo com Maria Zélia, a fase de maior dificuldade foi a reconstrução do pé, feito somente com base em fotografias. “Contudo o esforço valeu a pena, pois o resultado foi aprovado por todos”, ressalta a artista plástica, também responsável pelas restaurações das imagens de Santa Catarina, São Jerônimo e São Benedito — santos padroeiros da Congada, recuperadas em 2010 pela Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.

O Instituto Monsenhor Felipe, bem tombado em 9 de janeiro de 2009 pelo decreto municipal n° 3.570, atualmente abriga as atividades do projeto “Arte e Cultura” da Instituição São Luiz Scrosoppi, o grupo de Narcóticos Anônimos (N.A.) e o grupo de Alcoólicos Anônimos (A.A.).

Para o responsável pelo departamento de Cultura e secretário do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Lucas Cândido de Oliveira, a imagem do Cristo crucificado faz parte do entorno de tombamento e não pode ser retirada ou removida para outro local. “Ela é fixa naquele lugar desde sua fundação, e trata-se de um símbolo religioso, haja vista que os cristãos fazem suas orações e ornamentam-a com flores”, explicou.

Lucas diz que departamento de Cultura trabalha todos os anos com o projeto de Educação Patrimonial, direcionado aos jovens, com o intuito de conscientizá-los para que não ocorra tal fato futuramente. “As restaurações são feitas sempre no intuito de preservar a integridade e a autenticidade das imagens, de forma que seus elementos constitutivos sejam sempre respeitados. No mais, esperamos que esse fato tão desagradável, não venha ocorrer em nossa cidade”, completou.

O secretario de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Mariano Bícego ressalta que “Esta ação da Secretaria e do Conselho do Patrimônio Histórico mostra que, embora existam pessoas sem respeito às nossas tradições, história e crenças, estamos prontos para não permitir que suas ações sejam danos permanentes à nossa comunidade, além de buscarmos a identificação dos mesmos.

As imagens que fazem parte da Festa da Congada e a do Cristo foram restauradas através dos recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Funpac) de São Sebastião do Paraíso, sendo destinadas para tal ato através do trabalho dos membros do Conselho do Patrimônio Histórico.