Integrantes do Vida Ativa perticipam de coral

03/04/2012

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, desenvolve com muito êxito o Programa Vida Ativa que é modelo em nossa cidade, com gende participação de adeptos ao longo desses 10 anos de existência (comemorados em 2011).

Com o intuito interdisciplinar o Programa Vida Ativa começou a desenvolver a partir de fevereiro/2012 atividades musicais. Um coral foi formado sob regência, do graduando em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Clarindo Anacleto de Pádua Netto.

O coral atualmente conta com 30 integrantes que estão muito entusiasmados e de acordo com Clarindo “a música vocal praticada em grupo, além de altamente prazerosa, melhora significativamente as relações interpessoais, alivia tensões íntimas e amplia os horizontes culturais”.

As aulas até o momento estão acontecendo na residencia do professor, que conta com um local apropriado para tal situação. Clarindo também é regente do Coral Santa Paula, há 15 anos e realiza os ensaios no mesmo lugar. O Departamento de Cultura colocou à disposição do Coral uma sala na Casa da Cultura, que conta com lousa e cadeiras para os alunos.

Segundo Lucas Candido de Oliveira, do Departamento de Cultura, “o modo de agir, pensar, dançar, cantar, entre outros, são expressões diretamente ligadas à Cultura de um local e portanto devem ser preservadas e expandidas, logo essa interação entre Esporte, Lazer e Cultura torna-se benéfico tanto à cultura quanto à saúde dos paraisenses”.

Os objetivos do Coral são os seguintes: trabalhar o repertório extraído do folclore brasileiro; privilegiar o folclore paraisense e regional; resgatar a lembrança de peças musicais de sucesso no passado; trabalhar clássicos da música sertaneja; contemplar a música popular brasileira; trabalhar a teoria musical ao nível mínimo necessário ao desenvolvimento do canto e direcionar esforços em favor dos cuidados com a voz.

De acordo com a professora e integrante do Coral, Leni Soares de Oliveira, “a experiencia foi vivenciada no ano passado e teve resultado positivo, tanto que continuará neste ano. Faremos o possível para divulgar ainda mais o Programa Vida Ativa e participar ativamente dos eventos do calendário cultural da cidade”.

Segundo Mariano Bícego, secretario de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, “este coral agrega ainda mais valor ao Vida Ativa e permite o descobrimento de verdadeiros talentos da maturidade, colocando a arte e a música na vida de muitas famílias”.

"Nesse projeto a meta é o prazer de cantar e não a formação de profissionais da música. O ponto de partida é o aperfeiçoamento do modo de cantar as músicas que marcaram a vida de cada um”, conclui Clarindo.