Vigilância Sanitária faz treinamentos com ACS

27/03/2012

A equipe de Vigilância Sanitária de São Sebastião do Paraíso realizou na terça-feira, 28, um treinamento para todos os agentes comunitários de saúde do município. O tema foi “Educação em Vigilância Sanitária” e foram os próprios funcionários do setor juntamente com a coordenadora que ministraram as palestras.

O treinamento teve início com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Lucélia Aparecida Aguiar Cardoso, falando sobre setor e suas atribuições. Ela ressaltou que a vigilância inspeciona todos os estabelecimentos sujeitos à fiscalização sanitária, exceto as residências a qual não podem entrar. Já os agentes comunitários de saúde tem o contato dentro das casas da população, podendo ajudar nas orientações, sendo parceiros.

“Por isso é necessário  treinar e orientar os agentes para que a comunidade seja melhor assistida e a saúde cada vez mais preservada diminuindo os riscos de doenças”, afirmou a coordenadora. “Ainda temos muitos profissionais que trabalham clandestinamente e não procuram a Vigilância Sanitária para se regularizarem. Os agentes de saúde, tendo noção da importância da nossa fiscalização, servirão como nossos olhos e ajudarão em muito na vigilância dos serviços prestados a comunidade”, completou.

Ainda segundo a coordenadora, “nessa parceria com as Unidades de Saúde da Família (USFs), aliamos o útil ao necessário. Os agentes comunitários, em suas visitas diárias, podem nos ajudar a fiscalizar os estabelecimentos e as residências, além de servirem como elo importantíssimo entre os comerciantes e a vigilância. Tudo isso em prol da qualidade de vida da população” explica Lucélia.

O alvará sanitário também foi tema do treinamento. De acordo com a Lei Estadual n° 13.317/99, todo estabelecimento com atividades e  interesse de saúde  é  obrigado a manter o alvará sanitário em lugar visível ao público, significando que o local foi inspecionado e atende  às normas higiênico-sanitárias necessárias. Foi orientado que os locais que ainda não possuem esse alvará ou este está com data vencida, deve procurar imediatamente a Vigilância Sanitária através do setor de protocolo na Prefeitura, para renovação. “Lembrando que os estabelecimentos que não tem alvará sanitário estão irregulares”, alertou Lucélia.

Atuam hoje na Visa de São Sebastião do Paraíso Lúcélia Aparecida de Aguiar Cardoso, como coordenadora e cinco fiscais: Osmair Eugenio de Jesus Góes, Márcia de Souza, Joana Celia Cezarario Prado, Renata Libanea de Padua Santos, Enilson Daniel de Paula, Marcio Couto Rosa Junior, além da agente administrativo, Ana Cristina Duarte. As principais atividades são a educação e orientação da população e principalmente do público-alvo como comerciantes, profissionais autônomos médicos, dentistas, fisioterapeutas, manicures, cabeleireiros, massagistas, entre outros; coibir e impedir irregularidades que se dá quando ocorre a fiscalização; aplicação de intimações e infrações; interdição de estabelecimentos; apreensão de produtos e equipamentos, entre outros.

Os locais visitados pela Vigilância são os serviços de interesse à saúde como clínicas médicas, laboratórios, consultórios, óticas, salões de cabeleireiros, academias de ginástica, além de comércios e manipulação de alimentos: bares, restaurantes, quiosques, supermercados, venda de ambulantes e também farmácias, hotéis, motéis e produtores artesanais de alimentos.

Para os produtores artesanais de alimentos, Lucélia comentou sobre a lei e  criação de um selo de inspeção sanitária para este tipo de trabalho que, provavelmente, entrará em vigor a partir de março de 2012.

O treinamento teve duração de quatro horas. Ao todo foram capacitados mais de 120 agentes, das 17 USFs do município, formando então uma rede de fiscalização municipal, com acesso rápido e eficaz à Vigilância Sanitária.

“Os resultados serão observados daqui para frente e o maior ganho para a cidade será a certeza de que serviços fiscalizados pela Vigilância poderão garantir maior qualidade de produtos e serviços, o que acarreta em ganho de saúde para a população”, finaliza Lucélia.