2ª Caminhada de Combate à Dengue

22/03/2012

Com o objetivo de orientar a população sobre os riscos causados pela dengue, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou na manhã de segunda-feira, 19, a caminhada da 2ª Mobilização de Combate à Dengue.

A ação teve início às 8h30, na Praça dos Imigrantes, em frente ao Paço Municipal e seguiu até a Praça Comendador José Honório (Matriz). Durante o percurso, a população recebeu informações sobre a eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Na caminhada até o destino final, alunos da rede municipal de ensino levaram cartazes com dizeres sobre conscientização do assunto.

Já na Praça da Matriz, as crianças apresentaram peças teatrais relacionadas ao tema abordado. Na plateia estavam presentes o vice-prefeito Márcio da Silveira; o secretário de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula e a secretária municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua. O evento recebeu apoio de representantes da Secretaria de Obras, Copasa, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Acomarp, Bombeiro Mirim, Unidades de Saúde da Família e programa Vida Ativa.

De acordo com Gustavo Bernardino, responsável pelo Departamento de Controle de Zoonose, a caminhada integra o calendário da Vigilância Epidemiológica, dentro das estratégias adotas para o combate à dengue. “O intuito é sensibilizar a população para fazer sua parte, pois a responsabilidade não é única do poder público”, completa.

Bernardino comemora o fato de nenhum caso da doença ter sido confirmado até o momento no município. As 20 notificações de possível contágio da dengue registradas pelo município tiveram resultado negativo, de acordo com exames laboratoriais. Em 2011, foram 51 os casos confirmados em Paraíso.

O prefeito Mauro Zanin declara que a ação continuada é a única saída para o extermínio do mosquito transmissor da doença. “Nós ainda não conseguimos transformar totalmente a prevenção à dengue em um hábito de cada cidadão. Renovar essa campanha a cada ano, para que fique incutido na cabeça do cidadão, seja ele pequeno, de média idade ou mais velho, é fundamental. Até que nós tenhamos afastado o risco. Precisamos cuidar de nós mesmos”, afirma.

O secretário de Saúde e Ação Social celebra a participação da comunidade e afirma que esta é de suma importância para o bom andamento da campanha. “Felizmente, a população arregaçou as mangas e, juntamente com os agentes de endemias, dedicou esforços para evitar a proliferação do mosquito”. Entretanto, Marcos Rogério deixa claro que o combate não pode parar. “Não podemos relaxar de jeito nenhum, pois esse é um trabalho, lento, diário, contínuo e, somente unindo forças, é que vamos proteger os nossos cidadãos”, conclui.

Seminário sobre dengue

No dia 3 de abril, terça-feira, a partir das 13h, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizará no Teatro Municipal Sebastião Furlan um seminário com palestras sobre os seguintes temas: Sinais e sintomas da dengue; Diagnóstico; Tratamento; Medidas de controle; Situação da dengue nos municípios de jurisprudência da SRS/Passos e Previsão da doença para 2012 e Estatística da dengue no município de 2010 a 2012. Toda a comunidade é convidada a participar.