Paraíso receberá polo da Fesp/Uemg

12/03/2012

O município de São Sebastião do Paraíso receberá um polo da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp/Uemg). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (9), em uma solenidade realizada na nova sede da universidade, o­nde foram iniciadas as obras do campus. O evento reuniu secretários de estado, deputados, prefeitos, vereadores e autoridades dos municípios da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) e da Amog (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana).

O evento contou com as presenças dos secretários de Estado do Governo mineiro Cássio Soares (Desenvolvimento Social), Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas) e Nárcio Rodrigues (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), dos subsecretários Fábio Kallas (Ensino Superior e presidente do Conselho Curador da Fesp) e Renato Andrade (Desenvolvimento Urbano). O prefeito Mauro Zanin esteve ao evento acompanhado do vice-prefeito Márcio da Silveira, e da secretária municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua.

Na oportunidade foram apresentadas as estratégias do Governo mineiro para a expansão do ensino superior em Minas Gerais e o plano da aumentar a oferta de cursos por parte da Fesp, que já tem influência nos municípios da Ameg e Amog, sendo que os alunos de cidades vizinhas já representam 52% dos alunos da instituição.

Foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fesp, a Ameg e o município de São Sebastião do Paraíso para a expansão regional da entidade, que tem compromisso assumido pelo governador Antônio Anastasia de estadualização da fundação passense que passaria a oferecer ensino superior com gratuidade.

Segundo o acordo de cooperação, Passos permanece como campus central, os municípios de Paraíso e Piumhi contariam com polo de ensinos presencial e à distância e Guaxupé e Carmo do Rio Claro seriam polos de ensino à distância. O objetivo é que todos os polos sejam encampados no processo de estadualização e também sejam gratuitos.

“No caso de São Sebastião do Paraíso, temos que enaltecer o trabalho do prefeito Mauro Zanin que não mediu esforços para que pudéssemos celebrar este acordo hoje. Disponibilizou seu secretariado e escolas da cidade, fazendo esta conversão em prol dos alunos da cidade”, destacou o presidente do conselho curador da Fesp, Fábio Kallas.

O secretário de Desenvolvimento Social de Minas, Cássio Soares, lembrou o compromisso assumido para que a Fesp/Uemg passe a ser estadual e ofereça cursos gratuitos. “Quando em reunião aqui em Passos o governador Anastasia assumiu o compromisso de estadualizar a Fesp, eu pensei que seria o momento, pois quando ele anuncia que vai fazer, as coisas acontecem”, analisou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues, destacou a importância a ação desenvolvida para que a gratuidade do ensino superior, quando implantada, possa atender a um maior número de estudantes no Sudoeste Mineiro. “A regionalização é importante e o modelo da Fesp poderá ser seguido por outros centros. Os polos presenciais de Paraíso e Piumhi irão aproximar o benefício de mais mineiros e os de educação à distância serão implantados em todos os municípios da região com mais de 20 mil habitantes”, anunciou ainda o secretario.

O secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, Carlos Melles, destacou a união e organização da região. “Só assim, juntando todos em torno de objetivos comuns é que promoveremos a transformação necessária para a melhoria da qualidade de vida de nossa gente que é nosso maior patrimônio”, enfatizou Melles.

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, representando os prefeitos presentes, destacou a oportunidade que o momento oferece para a ação de universalizar o ensino superior na região. “O desafio é a Fesp assumir sua responsabilidade regional, hoje ela não é só de Passos. Vejo que hoje a Universidade do Sudoeste de Minas ganha forma com a expansão da Fundação de Passos para a nossa região e a chegada do ensino superior com qualidade e gratuito para nossa gente. Vamos trabalhar para que todos os polos da Fesp tenham esta gratuidade. Quem ganha é nossa região que vai preparar e formar pessoas qualificadas. Precisamos entender enquanto região que precisamos crescer juntos, Passos ou Paraíso não vão crescer sozinhas, precisamos todos crescermos juntos e fortes”, analisou Zanin.

Fesp/Uemg —  A Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp/Uemg) possui hoje mais de quatro mil alunos divididos em 23 cursos de graduação e 16 cursos de pós graduação. Conta com 600 funcionários, 14 blocos o­nde são desenvolvidas suas atividades e iniciou a construção de três novos prédios no local o­nde aconteceu o encontro de sexta-feira que será dotado de 87 salas de aulas.

Hoje, apesar de ser um braço da Uemg (Universidade Estadual de Minas Gerais), não possui cursos gratuitos e existe uma ação política que culminou com o anúncio do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, para que a estadualização da entidade aconteça até 2014. a partir deste momento, os cursos oferecidos passarão a ser gratuitos.

No estado mineiro, outras cinco instituições passarão pelo mesmo processo de estadualização: Ituiutaba, Campanha, Divinópolis, Diamantina e Carangola. Todas possuem o mesmo prazo da Fesp em Passos para serem gratuitas.