Revitalizado Monumento dos Imigrantes

08/03/2012

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, juntamente com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, realizará no próximo sábado, 10, o cerimonial de revitalização do Monumento dos Imigrantes, situado em frete ao Paço Municipal. O evento contará com a presença da Consulesa italiana no Brasil, Maria Pia Calisti.

A execução dos Hinos Nacionais do Brasil e da Itália marcará o início da solenidade, às 19 horas. Em seguida, uma nova placa com os nomes de parte dos 500 imigrantes homenageados será descerrada. O objeto original foi roubado há alguns anos.

Dando continuidade ao cerimonial, o prefeito Mauro Zanin; o secretário Mariano Bícego; a representante do Conselho Municipal, Terezinha Pimenta Pessoni Sobrinho; o historiador  Luiz Ferreira Calafiori e a Consulesa Italiana discursarão para os presentes. Ao final, haverá a apresentação de músicas dos dois países, interpretadas pelo grupo “Paraíso em Seresta”.

A iniciativa da revitalização partiu do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, que trabalha para preservar o Patrimônio Histórico material e imaterial de São Sebastião do Paraíso.

Idealizador do Monumento ao Imigrante, Luiz Ferreira Calafiori afirma que São Sebastião do Paraíso deve muito à colonização dos italianos que, a partir de 1893, chegaram para colaborar com implantação da cafeicultura no município. “Mais de 500 italianos vieram, criaram seus filhos, trouxeram sua cultura e seus conhecimentos. Eles são grandes responsáveis pelo desenvolvimento de nossa cidade”, completa.

De acordo com dados do historiador, até a década de 1970, 50% da população paraisense era descendente de italianos. Tendo em vista a maciça colaboração do povo, o então prefeito Luiz Ferreira Calafiori decidiu criar um monumento que os homenageassem. O artista tcheco Johann Musil, residente em Paraíso naquela época, foi o responsável pela criação da peça em bronze.

Em 1984, a Câmara de Vereadores outorgou o título de cidadão-honorário Post Morten aos italianos como forma de agradecimento aos serviços prestados ao município.

Monumento aos Imigrantes, localizado na praça em frente à Prefeitura - ano 1986