Mulher e Saúde

07/03/2012

A atenção à saúde da mulher, na história das políticas de saúde no Brasil e no mundo, tem sido voltada para a atenção ginecológica e materno-infantil.

No Brasil, a política pública evidenciou um salto de qualidade na década de 80, com a formulação de propostas de atenção integral à saúde da mulher que incluíram, pela primeira vez, serviços públicos de contracepção, e que visavam à incorporação da própria mulher como sujeito ativo no cuidado da sua saúde, considerando todas as etapas de vida.

A ampliação do conceito de saúde, refletida parcialmente nestas mudanças, faz parte das reivindicações do movimento de mulheres, que vem participando da promoção da saúde da mulher em todos os níveis. Nas Conferências Nacionais de Saúde e Direitos da Mulher, em 1986 e 1989, os temas de saúde mental, sexualidade, adolescência, violência, velhice, trabalho e saúde e saúde e cidadania foram destacados como áreas essenciais que exigem avanços urgentes.

Em nosso município, as mulheres são assistidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social que tem como objetivo a  redução da mortalidade e das doenças físicas, psíquicas e sociais da mulher através da diminuição do câncer de mama e colo do útero por meio da oferta de serviços para prevenção e detecção precoce em estágios iniciais da doença, tratamento e reabilitação; acompanhamento das violências contra as mulheres através da ficha de notificação, as quais são referenciadas as unidades saúde da família para acompanhamento, a investigação dos acidentes de trabalho envolvendo as mulheres e palestras educativas nas escolas e empresas.

Esse serviço é realizado pela enfermeira Juliane Cristina Amorim, Setor Saúde da Mulher – Departamento Vigilância em Saúde. As Unidades Saúde da Família também realizam atividades voltadas para as mulheres como: assistência ao planejamento familiar, pré-natal, parto, puerpério, coleta de preventivo e encaminhamento para realização de mamografia.

Ser mulher é ter: a delicadeza das flores, a força de ser mãe, o carinho de ser esposa, a reciprocidade de ser amiga, a paixão de ser amante e o amor por ser mulher!

8 de março,  Dia Internacional da Mulher!

Parabéns à todas as Mulheres!

E não vamos esquecer, Quem ama se cuida!

texto de: Juliane Amorim

EVENTOS PROGRAMADOS para comemorar o dia nas Unidades de Saúde da Família:

Dia 8, quinta-feira, das 12h30 às 19 = USF Lagoinha.

Dia 13, terça-feira, às 14h = USF Estação.