Banda Municipal recebe novos instrumentos

01/03/2012

São Sebastião do Paraíso está entre os 118 municípios mineiros contemplados pelo Programa Bandas de Minas, do Governo do Estado que receberam mais de 800 instrumentos. A inclusão da cidade é um trabalho do deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, e tem o apoio do secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles. As corporações musicais fazem parte de uma das mais importantes e tradicionais manifestações culturais do Estado.

A entrega dos instrumentos teve a presença do governador Antônio Anastasia em solenidade realizada no Palácio Tiradentes. Ao todo são 802 instrumentos de sopro, metal e percussão que atendem a 126 bandas de música de 118 cidades mineiras. Na região, além da Banda Municipal de Música de Paraíso, também foram contempladas corporações musicais de Cássia, Guaranésia e Muzambinho. O governador destacou que, além de ser uma manifestação cultural, as bandas refletem o significado da mineiridade. Segundo ele, valorizá-las representa a preservação da história e da cultura de Minas.

O governador salientou sobre a função do Estado em prestigiar e colaborar na manutenção da tradição da cultura de Minas. Com esta doação de equipamentos ele acredita que muitos mineiros irão se emocionar. “Com uma  banda musical, interpretando os mais vibrantes dobrados, as músicas românticas ou clássicas, ou o repertório tão rico que temos, está interpretando a alma de Minas”, definiu Anastasia.

Das 126 bandas, 41 foram contempladas pela primeira vez. As demais já participaram do programa pelo menos uma vez. Os instrumentos foram distribuídos de acordo com a necessidade de cada banda. Este ano, foram entregues flautas, clarinetas, requintas, sax sopranos, sax altos, sax tenores, sax horn, trompetes, trompas, trombones de vara, trombones de pisto, bombardinos, bombardões, sousafones, pratos, caixas de guerra, bumbos e surdos.

O secretário municipal de Cultura, Mariano Bícego, anunciou que no ano passado foi feita a reforma dos bancos do coreto para dar mais conforto na apresentação dos músicos. Além da Banda Municipal, o espaço que foi construído em 1930 para servir de base para a apresentação artísticas e culturais, também é usado para outras apresentações. “A Banda Municipal carrega toda a tradição da nossa musicalidade e por isso merece ser alvo destas ações”. Além dos bancos, a Secretaria de Cultura investe na aquisição de novos uniformes para os integrantes da Banda, e na contratação de um novo maestro.

Conforme a secretária de Cultura de Minas, Eliane Parreiras, o Programa Banda de Minas tem revelado, ao longo dos anos, sua fundamental importância na preservação, qualificação e registro desta importante tradição cultural mineira que vem sendo transmitida por gerações ao longo dos séculos. “As bandas são um verdadeiro patrimônio vivo de Minas Gerais e esta iniciativa vem contribuir com o fortalecimento das bandas no Estado”, disse.

O governo mineiro investiu R$ 600 mil na compra dos instrumentos. Os recursos são do orçamento do Estado e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Além dos instrumentos, foram entregues kits com partituras, que permitirá o acesso das corporações a grandes obras da música popular e erudita. Incluirá obras de Heitor Villa-Lobos, Marcus Viana, Arthur Bosman, Pinxinguinha, John Lennon e Roberto Carlos, entre outros, com arranjos assinados por compositores mineiros.

Os músicos também poderão participar de oficinas e cursos gratuitos de capacitação, a serem oferecidos pelo Governo de Minas, a partir do mês de abril. A proposta inicial é trazer representantes das bandas para fazer os cursos em Belo Horizonte. As bandas contempladas pelo programa participarão de um CD, cujo lançamento está previsto para outubro deste.