Notícias | + Listar todas
Paraíso acerta detalhes para Copa América
23/02/2012
Seleções masculinas de basquete de oito países participarão da Copa América Sub-18, que será realizada em junho, na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste do Estado. Para acertar os preparativos da organização, o secretário-adjunto da pasta, Rogério Romero, recebeu na quinta-feira, 2 de fevereiro, a visita do prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin, do secretário municipal de Esporte, Mariano Bícego e do diretor de seleções da Confederação Brasileira de Basquete, Vanderlei Mazzuchini.
Romero elogiou a parceria existente entre o Estado e o município que já apresenta excelentes resultados. “Estamos honrados em poder receber uma competição de tal magnitude numa cidade do interior do Estado. Essa é mais uma demonstração de que os investimentos realizados em políticas públicas desportivas e de interiorização têm apresentado resultados”, anunciou o secretário-adjunto.
Para o prefeito Mauro Zanin, há espaços para que este trabalho conjunto possa prosseguir e alcançar novos estágios para o desenvolvimento de práticas esportivas. “Esse é só o primeiro passo, queremos investir, com o apoio do Governo de Minas, e construir mais ginásios, para fazer com que o município se torne uma referência em várias modalidades esportivas”, destacou o prefeito. Mauro Zanin completou dizendo que a Arena Olímpica tornou-se uma centro de referência tanto para os atletas nacionais e que certamente também irá se consolidar em nova dimensão uma vez que o local foi escolhido como uma das sedes para treinamento prévio das seleções dos países participantes nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Conforme o diretor de seleções da CBB, Minas pode ser considerada a casa do basquete de base no país. “São Sebastião do Paraíso é uma referência em centro de treinamento de base. Minas Gerais é uma grande parceira e está ajudando muito o basquete brasileiro. É um prazer realizar um evento internacional aqui”, declarou Vanderlei. “Vamos caminhar juntos, prefeituras, entidades, federações e os mineiros, para tornar Minas Gerais um grande polo esportivo”, completou Romero.
A Arena — Em 25 de março de 2012, a Arena Olímpica “João Mambrini” completará três anos de funcionamento e já é considerada mais do que um marco histórico, em uma data que registra um novo tempo na história da cidade. A Arena Olímpica tem 12 mil metros, conta com quadra poliesportiva com dimensões oficiais e piso “flutuante” de madeira, placar eletrônico, palco com camarins e arquibancadas para 4.000 pessoas. A arena possui ainda acesso para portadores de necessidades especiais a todos os pisos, através de rampas e elevadores.
O centro esportivo possui ainda alojamento para até 600 atletas, restaurante, academia completa, vestiários com duchas e salas de massagem, salas para aquecimento, consultórios médicos, auditório e sala de vídeo e multimídia, área reservada para camarotes e para imprensa, lanchonetes, banheiros, monitoramento de segurança por câmeras, estacionamento e espaço administrativo.