Cemig alerta foliões no Carnaval

17/02/2012

Estatal esclarece cuidados com a rede elétrica

Com a proximidade do carnaval, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig orienta os foliões e a população em geral sobre os cuidados que devem ser observados com relação à rede elétrica. Através da Gerência de Relacionamentos com Clientes a empresa encaminhou ofício ao prefeito Mauro Zanin, solicitando apoio para a divulgação de ações preventivas. As dicas são direcionadas aos responsáveis pela organização da festa de carnaval e estão sendo repassadas à população em geral.

Para se evitarem acidentes com carros alegóricos e trios elétricos, é preciso atenção especial com relação à altura desses veículos. De acordo com Demétrio Venício Aguiar, engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, nesse caso, deve-se levar em conta, também, a altura das pessoas que estarão sobre os veículos. Com relação à montagem de palanques, ele informa que “é fundamental que os organizadores do eventos considerem a existência das redes elétricas aéreas e subterrâneas, caso seja necessário algum tipo de escavação”.

Outro cuidado diz respeito à instalação de equipamentos elétricos, como aparelho de som e refrigeração. O engenheiro alerta para a necessidade de se manter esses equipamentos distantes de duchas, piscinas ou qualquer ambiente o­nde houver água. Outra recomendação é para que não seja atirado nenhum objeto contra os fios da rede elétrica. Da mesma forma deve-se evitar subir em árvores ou muros perto da rede de energia.

Ainda entre as dicas da Cemig constam também que devem ser evitadas ligações improvisadas. A orientação é que se procure a ajuda de um técnico especializado ou mesmo solicite uma ligação provisória à empresa. Instalações inadequadas aumentam os riscos de acidentes com a rede elétrica e as pessoas. “Não solte fogos de artifícios sob a rede elétrica e não atire serpentinas, jatos de água, espuma ou qualquer objeto sobre a fiação de energia”, destaca o engenheiro.

Quanto a eventuais ocorrências de colisão de veículos com postes, as vítimas não devem sair do veículo até se certificarem que não há nenhum cabo partido em contato com o automóvel e que a rede não oferece risco, para se evitar um choque elétrico. Caso seja necessário sair do automóvel devido a incêndio, recomenda-se abrir a porta e pular com os pés juntos o mais longe possível, sem tocar na lataria do carro. Deve-se evitar socorrer  as vítimas se houver fio partido e a Cemig e o Corpo de Bombeiros devem ser acionados imediatamente.

Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo “Fale com a Cemig”, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A população também pode acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar, que terão um canal de comunicação direta com a Cemig. O telefone dos Bombeiros é 193 e o da Polícia Militar é o 190. A ligação também é gratuita.