Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Infectologia fará prevenção às DSTs no Carnaval

14/02/2012

 O Ambulatório Municipal de Infectologia de São Sebastião do Paraíso já está com a programação completa para iniciar a campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) no Carnaval de 2012. De acordo com a coordenadora Patricia Cristina de Paula Bicego, o tema que a Coordenação Estadual de DST/Aids escolheu para esse ano é “Prevenção, abordando o uso do preservativo em qualquer situação”. Este também será o lema para a campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1° de dezembro.

 Segundo Patrícia, o público alvo definido para a campanha será a população como um todo, sem distinção de faixa etária e sexo, tendo em vista que atualmente a Aids e as DSTs não tem cara. “A doença pode ocorrer em qualquer idade, sexo, independente da orientação sexual da pessoa”, afirma.

 Somente em 2012 foram detectados três casos positivos de HIV, “e isso é muito preocupante”, salienta Patrícia. “Hoje não existe mais grupos de risco ou pessoas de risco. O fato da pessoa ter tido apenas uma relação sexual sem proteção, ou compartilhado seringas e agulhas com outras pessoas, pode fazer delas vítimas dessas doenças”, reforça.

 A coordenadora lembra ainda que a Aids não tem cura, porém, existe tratamentos que, se feitos corretamente e com acompanhamento do médico e equipe do Ambulatório de Infectologia, o paciente leva uma vida normal e relativamente saudável. Já as DSTs se descobertas no inicio, as chances de cura são bem maiores. “Por isso investimos tanto em orientações e testes rápidos para a população”, comenta Patricia.

 A programação do Ambulatório de Infectologia teve inicio no dia 6 de fevereiro e vai até no 16, quinta-feira. Durante esse tempo, O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) receberá orientações e também realizará teste rápido nos pacientes que demonstrarem interesse. Além do CAPS, o ProJovem Adolescente, as escolas estaduais (no período matutino e noturno) e os bares da cidade também receberão orientações da equipe da Infectologia.

 Os pit-stops ocorrerão em parceria com as Unidades de Saúde da Família e serão realizados nas próprias USFs, na Praça da Matriz e pontos de maior movimentação da cidade. Além de orientações, serão também distribuídos preservativos no Pronto Socorro e também na ambulância na Praça da Matriz que servirá de apoio nos dias de desfile de Carnaval. O número estimado de preservativos a serem distribuídos é de aproximadamente 9500.

 Patrícia espera que pelo menos 20 mil pessoas sejam orientadas no município durante essa campanha.“Vamos colher os frutos desta ação de conscientização e orientações após o Carnaval, o­nde a procura pelo Ambulatório cresce consideravelmente”, explica ela.

 De acordo com os dados obtidos no ano passado, 12 pessoas foram contaminadas com o HIV, sendo que em 2010 foram 18. Acredita-se que o acesso às informações e orientações corretas tenha sido o motivo da diminuição de casos. Atualmente todos os pacientes são acompanhados e orientados pelos profissionais do município.

 O Ambulatório de Infectologia localiza-se na Rua Placidino Brigagão, n.° 1230, no centro da cidade e funciona das 7h às 11h e das 13h às 16h, de segunda à sexta-feira. O telefone de contato é o 3539-1055.