Paraíso tem resultado positivo no Proalfa

13/02/2012

Alunos da rede municipal de São Sebastião do Paraíso obtiveram resultado positivo no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Os dados registram que, ano a ano, há uma evolução da proficiência média, que atingiu 603,84 pontos no nível recomendado em 2011, em comparação a 584,18 pontos em 2010.

O Proalfa é um dos programas integrantes do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (Simave). Ele avalia a qualidade do ensino nas escolas públicas de Minas Gerais, municipais e estaduais, para os alunos do 3º ano do ensino fundamental. A primeira avaliação do Proalfa ocorreu em 2005.

A avaliação identifica os níveis de aprendizagem em relação à leitura e à escrita dos alunos e é parte da estratégia da SEE para alcançar a meta de que em Minas toda criança saiba ler e escrever até os 8 anos de idade.

O Proalfa visa oferecer contribuição para a sala de aula e permite serem identificados os níveis de desempenho dos alunos avaliados no 3º ano de escolaridade. A partir dos resultados das avaliações, gestores e professores sabem exatamente o­nde há sucesso e o­nde se localizam as dificuldades dos alunos por rede, por município e por escola.

O teste tem uma escala de mil pontos. Os alunos do 3° ano que alcançam até 450 pontos são classificados no nível baixo de desempenho. Entre 450 e 500 pontos estão os alunos no nível intermediário e acima de 500 pontos estão os alunos no nível recomendável. Neste estágio, os alunos conseguem ler frases e pequenos textos e começam a desenvolver habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade de textos.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Luíza Coelho de Pádua, os resultados foram muito positivos na rede, e de 2010 para 2011, apresenta um crescimento de 19,66 pontos na proficiência média.