Secretaria de Educação investe em lousas digitais

06/02/2012

Uma das inovações educacionais implantadas pela Secretaria Municipal de Educação para o ano de 2012 são as lousas digitais. Neste ano a tecnologia estará presente em todas as escolas urbanas e, como projeto piloto, em uma escola da zona rural. A solução adotada pela Secretaria conta com lousa touch screen, projetor multimídia, computador e sistema de som integrados.

De acordo com a assessora para Tecnologia Educacional da Secretaria, Ana Maria Costa Heto, existem algumas recomendações para que a inovação constitua uma ferramenta eficiente no processo de ensino. Ter uma proposta pedagógica que contemple a integração das tecnologias ao currículo, cuidar da formação dos professores e disponibilizar a infraestrutura física necessária são aspectos fundamentais para o sucesso do projeto.

Inicialmente a Secretaria Municipal de Educação procurou assegurar que todos na escola tivessem uma visão clara sobre como integrar a tecnologia ao currículo. Propôs-se que esta visão fosse elaborada de forma coletiva e expressa no projeto pedagógico de cada escola. Para a implantação da política, foi criada em cada escola a função de coordenador de Informática Educacional. Esse profissional faz a integração entre gestores, professores e a proposta elaborada.

Há três anos, os professores da rede municipal são incentivados a participar das formações com a finalidade de adquirirem autoconfiança e o conhecimento necessário para que não somente aprendam a manusear equipamentos e programas, mas sejam capazes de extrair o máximo de suas potencialidades educacionais. Após a instalação das lousas, será oferecida a formação “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC”. O curso, com carga horária de 100h, pretende preparar os professores até que estes se sintam confortáveis na utilização pedagógica das tecnologias e especialmente da lousa digital.

As tecnologias, na rede municipal, vêm sendo introduzidas de forma gradativa. A implantação das lousas digitais precede a criação de salas de aulas interativas, o que acontecerá com a adesão ao Prouca (Programa Um Computador por Aluno), do Governo Federal, que disponibiliza um netbook para cada estudante.

Outro fator considerado importante pela Secretaria de Educação é a gestão das tecnologias pela escola e a avaliação da proposta. Sabe-se que a gestão da tecnologia precisa ser eficiente, ou seja, os equipamentos precisam estar sempre prontos para serem utilizados. Para a secretária municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua, a assessoria às escolas é fundamental em todo o processo. Em 2012 além da assessoria pedagógica, que já é oferecida, será disponibilizado um técnico de informática para efetuar a assistência técnica necessária.