Ação Social faz balanço de 2011

06/02/2012

A Gerência de Saúde e Ação Social da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na manhã de quinta-feira, 26 de janeiro, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, uma prestação de contas ao prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin e ao secretário de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira, das atividades realizadas em 2011 dos programas ligados ao órgão, incluindo um comparativo de 2007 até hoje.

Tendo como foco principal o ser humano e o desenvolvimento de suas potencialidades, seja através do apoio psicossocial ou de atividades de entretenimento, lazer, assistência e medidas sócio-educativas, foi feito um comparativo de tudo o que cada programa desenvolve direcionado às famílias, adolescentes e crianças. Também foram apresentadas metas e reivindicações para 2012, tanto dos programas que atendem a proteção básica como os da atenção especial.

A prestação de contas englobou os programas: CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), da Mocoquinha, Santa Tereza e Guardinha, sendo a explanação feita Jane Martins e Lucelaine de Pádua; ProJovem Adolescente, explanação feita por Patrícia Dutra Leal; CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), coordenado por Paula Martins; projeto Vem-Ser, coordenado por Flávia Lizarelli e as atividades da própria Gerência de Ação Social, que faz a gestão de todos estes programas, além de outros como Bolsa-Família, atendimento ao idoso, conselhos municipais, e que está sob a chefia de Rozi Mari Bulgari. Ela frisou que o atendimento das pessoas que procuram a Ação Social é feito primeiramente “com o olhar”.

Nas explanações foram ressaltadas algumas parcerias, entre elas com o Poder Judiciário, a Secretaria de Segurança Púbica, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp), os supermercados e as pessoas que prestam trabalhos voluntários aos programas. De acordo com os gráficos apresentados, o público-alvo, número de procedimentos e as atividades aumentaram significativamente nos últimos quatro anos, sem que fosse preciso aumentar o número de profissionais em atuação.

O prefeito Mauro Zanin disse que a prestação de contas é importante para dar uma visão mais integrada das funções de cada programa, os quais lidam com problemas já instalados no município. Ele reforçou a necessidade de haver um cadastro único das pessoas que utilizam os serviços públicos, seja na educação, na saúde, ação social e segurança e que a tendência é haver a universalização dos atendimentos.

Mauro propôs ao grupo a realização de um seminário este ano para discutir a rede de proteção social, meta proposta pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “O que estamos fazendo é apenas 30% de o­nde queremos chegar, e é preciso manter o modelo adotado em São Sebastião do Paraíso, fortalecendo os programas no que estiver em falta”, afirmou.

O prefeito lembrou que, quando assumiu a Prefeitura em 2004, na sua primeira gestão, o grande anseio da população era implantar o Ceaca (Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente), barracão localizado às margens da rodovia BR 491 (saída para São Paulo), uma espécie de “cadeia” para menores infratores e que, hoje, os trabalhos desenvolvidos pelos programas sociais e esportivos focam na proteção destes indivíduos para que eles não caiam na marginalidade.