Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Alunos criam ONG em favor à limpeza dos bairros

05/01/2012

 Na segunda-feira, 29 de novembro, o vice-prefeito de São Sebastião do Paraíso, Márcio da Silveira, recebeu na sala de reuniões da Prefeitura alunas das 8ª e 9ª séries da Escola Municipal Ibrantina Amaral. Geovana Gonçalves, Giovanna Ribeiro Aguiar, Heloísa Fernanda de Araújo e Joyce Beatriz Pereira fazem parte do grupo de estudantes que criaram a o­nG IPES – Instituição Patrulha Estudantil Solidária, que conscientiza os demais alunos e a população dos bairros próximos a escola a respeito do destino correto do lixo doméstico.

 Com o slogan “Meu bairro. Eu amo, eu cuido”, o projeto nasceu durante curso de Liderança Comunitária, oferecido pela Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG. Os jovens afirmam que a inspiração surgiu na campanha “Paraíso. Eu amo, eu cuido”, lançada no mês de outubro pelo prefeito Mauro Zanin. Heloísa de Araújo explica que o principal objetivo do projeto é a liderança comunitária e, segundo ela, a melhor forma de se conseguir sensibilizar a população é conscientizar seus filhos dentro da escola. “Começamos pela nossa escola para que as pessoas saibam que, se conseguimos melhorar nossa escola, com certeza, melhoraremos o bairro”. Geovana completa: “Tínhamos que fazer algum projeto para modificar algo em nosso bairro. Resolvemos mexer com o lixo, que é uma coisa que nos prejudicava. Que deixava a escola e o bairro mais feios”.

 Moradores dos bairros Verona, Rubens Rocha, Cristo Rei, Jardim Acapulco e Jardim América foram os primeiros a serem visitados pelos agentes da Patrulha Fiscalizadora. A o­nG foi lançada oficialmente no dia 30, na quadra poliesportiva da instituição.

 Orgulhoso com o trabalho realizado, Márcio da Silveira afirma que também será um dos parceiros da o­nG, que é uma das primeiras frutificações da campanha recém-lançada pela Prefeitura. “Eu também me lancei como parceiro, como cidadão paraisense e também como representante do poder público porque eu creio que sozinho, ninguém chega a lugar nenhum. O que me deixou mais satisfeito foi que a iniciativa nasceu totalmente por parte dos alunos, contando lógico com todo o apoio da diretoria da escola”.