Esporte tem impacto econômico na cidade

03/01/2012

O ano de 2011 foi muito positivo para o esporte paraisense. Além das diversas conquistas importantes em várias modalidades, também houve a consolidação da cidade como um pólo esportivo. Graças a estas conquistas de seus atletas e técnicos, mas também por conta da utilização de todo o potencial da Arena Olímpica João Mambrini em sediar competições e delegações de porte nacional e internacional. Tal fato criou um efeito em cadeia, já que o convívio com atletas, técnicos, preparadores físicos e todo o pessoal destas delegações proporcionou um crescimento nas equipes paraisenses.

Mas um outro fator relacionado ao esporte foi também sentido de maneira positiva no município: o impacto econômico. O município fez parceria em 2011 com duas Confederações Nacionais, de basquete e handebol, e sediou etapas de preparação de diversas seleções e jogos amistosos. A Confederação Brasileira de Basketball fixou sua base no município, para o­nde se mudou inclusive o técnico da seleção principal, o medalhista olímpico Rúben Magnano, que ali acompanhou o desenvolvimento das seleções de base do basquete brasileiro.

Paraíso também fez parceria com a Liga Nacional de Basquete, sediando três etapas da Liga sub-21, a Liga de Desenvolvimento Olímpico-LDO, que realizou nada menos que 72 partidas na Arena Olímpica, além de sediar também a preparação de algumas equipes, como a Intelli/Orlândia de futsal e a equipe de basquete do Minas Tênis Clube. Nestas parcerias o município cedeu a infraestrutura da cidade, em especial as instalações da Arena Olímpica e em troca solicitou que empresas paraisenses fossem contratadas para o atendimento às necessidades das delegações, serviços estes que incluíam transporte, alimentação, hospedagem, serviços médicos, lavanderia e outras demandas que o esporte de competição exige. Com isto, a cidade recebeu atletas, comissões técnicas, imprensa, parentes e outros tantos que vieram ao município, consumindo bem mais que as necessidades de quadra.

O impacto destas parcerias foi pesquisado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e os números apontados foram significativos, passando da casa de R$ 1 milhão somente com os recursos contratados e pagos pelas confederações, federações e clubes junto a empresas da cidade. "Se somarmos isto ao que cada atleta gasta individualmente na cidade durante sua estadia aqui, estes recursos se aproximam de R$ 1,5 milhão em dinheiro que nossas empresas captaram destes atletas-turistas, que geraram emprego e renda na cidade. Isto é ainda mais significativo quando observamos que o orçamento da Secretaria é de pouco mais de R$ 2 milhões. O esporte só gera bons frutos à nossa cidade e cabe a nós paraisenses recebermos bem a estes visitantes, o que temos feito, tanto é que continuam voltando e mais do que isso, divulgando positivamente São Sebastião do Paraíso", avaliou o secretário titular da pasta, Mariano Bícego, que destacou ainda os importantes eventos programados para 2012, como a Copa América de basquete masculino sub-18.

O município também se prepara tendo em vista a seleção de sub-sedes para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e está entre os finalistas desta seleção, cuja relação completa será divulgada no final de janeiro deste ano. "Aguardamos com ansiedade esta divulgação, pois sabemos da importância deste sediamento para o futuro do esporte e do crescimento de Paraíso, o esporte hoje é um dos nossos eixos de crescimento com qualidade de vida" disse o prefeito Mauro Zanin, que também se mostrou satisfeito com a consolidação da cidade neste segmento.

Detalhamento de recursos oriundos do esporte investidos em São Sebastião do Paraíso (serviços contratados de empresas paraisenses):

Parceria com a Confederação Brasileira de Basketball- CBB

Seleção de Desenvolvimento Permanente: R$ 300.000,00 (hospedagem, alimentação e lavanderia)
Seleção Sub-19 masculina: R$ 90.000,00 (hospedagem, alimentação e lavanderia)
Seleção Sub-17 masculina: R$ 52.668,00 (alimentação)
Seleção Sub-15 masculina: R$ 46.816,00 (alimentação)

Despesas gerais seleções: R$ 38.787,00 (despesas de serviços e produtos)
Aluguel Residência Técnico: R$ 27.500,00 (moradia)
Manutenção: R$ 84.000,00 (Arena Olímpica - Convênio)

Parceria com a Liga Nacional de Basquete (LNB) - Realização de três etapas da Liga de Desenvolvimento Olímpico - 22 equipes participantes - 72 jogos

Transporte: R$ 120.000,00
Alimentação: R$ 127.000,00
Hospedagem: R$ 27.000,00
Filmagem dos jogos: R$ 10.000,00
Serviços de apoio: R$ 3.000,00

Parceria com a Confederação Brasileira de Handebol - CBHb

Seleção Olímpica Masculina: R$ 61.952,00 (hospedagem e alimentação)
Amistosos Seleções Brasil x Cuba: R$ 14.545,00 (hospedagem e alimentação)
Seleção Brasileira juvenil: R$ 15.000,00 (hospedagem e alimentação)
Seleção Mineira cadete: R$ 4.250,00 (alimentação)

MINAS TÊNIS CLUBE

Equipe adulta basquete do Minas Tênis Clube: R$ 4.758,00 (preparação Campeonato Mineiro - hospedagem e alimentação)

FUTSAL

Intelli/Orlândia: R$ 1.140,00 (preparação Liga Nacional de Futsal - alimentação)

Total de recursos pagos pelas confederações e clubes a empresas paraisenses: R$ 1.028.416,00

OBSERVAÇÃO =
Não estão relacionados os produtos e serviços consumidos no município por equipes que vieram disputar jogos de basquete, futsal, xadrez e outras competições de curta duração e que são também significativas, porém de difícil detalhamento.