Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Paraíso realiza audiência sobre mobilidade

13/12/2011

 A Secretaria de Planejamento Urbano realizou em 30 de outubro no Ceduc, uma audiência pública para o debate da mobilidade em São Sebastião do Paraíso. O evento reuniu dezenas de pessoas entre populares e representantes de empresas ligadas ao setor de transportes. Conforme a chefe do Departamento de Trânsito, Walquíria Caetano de Pádua Vieira, a reunião atendeu às expectativas. “Tivemos uma participação boa, foram debatidos vários temas e estamos estudando as sugestões e ideias apresentadas”, comentou.

 A realização da terceira audiência é mais uma das etapas da implantação do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), que está sendo desenvolvido no município. Trata-se de um programa que visa identificar, debater e buscar soluções  para os principais problemas relacionados ao trânsito e transporte em Paraíso. O trabalho é feito através de um levantamento feito pela empresa Equilíbrio Consultoria Urbanístico Ambiental, de Uberlândia (MG).

 Sobre o diagnóstico, Walquíria acrescentou que o documento está passando por uma revisão final. “Ele traz indicadores importantes sobre acidentes, crescimento da frota de veículos, ruas com problemas, acessibilidade e será um importante instrumento para a tomada de decisões”, acrescenta. A implantação do PlanMob deverá passar por uma terceira etapa em que serão tratadas das ações e soluções a serem tomadas. A última fase será a transformação dos indicativos em um projeto de lei que deverá ser apreciado pelo Legislativo e sancionado pelo Executivo.

 Durante a reunião, o secretário de Planejamento Urbano, Cassius Malaguti, informou aos participantes que as sugestões apresentadas serão estudadas, analisadas e poderão ser colocadas em prática. Antes desta fase houve uma etapa o­nde a proposta metodológica preliminar do plano de mobilidade  foi apresentada à população paraisense. O levantamento técnico está sendo desenvolvido pela geógrafa Carolina Tristão e Iza Raquel, que é especialista em planejamento urbano, advogada e diretora da empresa Equilíbrio.

 Durante a fase destinada à participação popular, houveram posicionamentos destacando alguns dos principais problemas identificados pela comunidade. Aspectos como transporte público, implantação de semáforos, estacionamento na avenida Delfim Moreira e Rua Santa Luzia, além de sugestões para o serviço da Área Azul. “São questões que vamos estudar tecnicamente, vários dos pontos já são motivos de avaliações e aquelas que forem pertinentes, colocaremos em prática”, apontou a engenheira de trânsito da Prefeitura.

 Na opinião de Walquíria, a audiência cumpriu a sua finalidade. “Tivemos a participação de várias pessoas da comunidade, o poder público através de vereadores e representantes da Prefeitura também se fizeram presentes e foram feitas sugestões e questionamentos sobre o setor”, observa. Ela aponta que a participação popular ainda pode melhorar para que mais pessoas contribuam para o melhoramento da questão da mobilidade urbana.