Dia Mundial de Luta contra a Aids

28/11/2011

Infectologia prepara eventos de prevenção à Aids em Paraíso

O Ambulatório Municipal de Infectologia de São Sebastião do Paraíso está preparando uma série de eventos para conscientizar as pessoas no Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1° de dezembro. As atividades começam na segunda-feira, dia 28. A cidade também vai aderir à campanha do laço vermelho, o­nde prédios públicos terão o símbolo da campanha que acontece em todo o país.

De acordo com Patrícia Cristina de Paula Bícego, este ano o Governo Federal focou a campanha na população juvenil, que começa a chamar a atenção por apresentar aumento no número de casos em todo o país. “São muitos os fatores que contribuem para colocar em risco a saúde dos jovens, entre eles a falta de acesso à informação segura sobre sexualidade e identidade de gênero”, explica.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou na imprensa que campanha deste ano contra a Aids vai deixar de lado estratégias clássicas e focar em novas formas para atingir jovens. Redes sociais, programas populares de TV e shows serão alvo da campanha que começará em 1º de dezembro e terminará no Carnaval.

“Mudamos a estratégia. Nossas pesquisas mostram redução do uso de camisinha entre os mais jovens. Mas os estudos mostram também que 95% da população brasileira sabe que a camisinha é a melhor forma de proteger contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis  (DSTs)”, disse o ministro durante divulgação dos dados mundiais do vírus HIV, o da Aids, pela Unaids (braço das Organizações das Nações Unidas para combate à doença). Calcula-se que hoje há 34 milhões de pessoas portadoras do vírus no planeta.

Campanha em Paraíso

Segunda-feira, dia 28: visita às escolas estaduais, entrega de material informativo e preservativos.

Terça-feira, dia 29:
participação da SIPAT no hospital Gedor Silveira.

Quinta-feira, dia 1° de dezembro: pit-stop em diversos pontos da cidade.

das 8h30 às 9h30:
local: no Pronto Socorro e Ambulatório, coordenado pela Unidade de Saúde da Família Santa Maria.

das 9h30 às 10h30:
local: Rodoviária, coordenado pelas Unidades Jardim Planalto e Alvorada.
local: esquina do Chopani, sob o comando das USFs Lagoinha e João XXIII.
local: semáforo da rua Pimenta de Pádua e Oliveira Rezende, coordenado pelas USFs Estação e Vila Mariana

Também haverá atividades no distrito de Guardinha no mesmo dia e horário e, das 14h às 16h, na praça comendador José Honório (matriz), o Ambulatório de Infectologia, em parceria com a Unimed e Unidade de Saúde da Família do centro, realizam ações de prevenção.

Laço vermelho em todas as cidades do país

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) estão promovendo mobilização para que os 5.565 municípios participem da Campanha do Laço Vermelho 2011. A iniciativa foi idealizada pela Unaids que em conjunto com municípios e Governo Federal enviaram às prefeituras cartas lembrando que em 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

A proposta é que todos os prefeitos e prefeitas instalem um laço vermelho, símbolo da data, em um marco de referência de sua cidade. E sugerem, ainda que sejam realizados eventos locais para marcar a data. Os municípios também são convidados a compartilhar os resultados divulgados pela mídia da ação realizada em cada cidade e receberão certificados de participação. Fotos, notícias de jornais e clippings sobre os eventos devem ser enviados para o escritório do Unaids no Brasil, no e-mail
imprensaunaidsbrazil@unaids.org.

O laço vermelho foi escolhido como símbolo na luta contra a doença em 1991, em Nova York. Os autores inspiraram-se nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos da Guerra do Golfo. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue, o amor e a infecção pelo HIV. O símbolo foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.