Empresários canadenses visitam Paraíso

24/11/2011

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso firmou na quarta-feira, 16, um protocolo de intenções com a empresa canadense Plan A Vision, que pode possibilitar a implantação de uma unidade produtora de luminárias de lâmpadas de LED no município. O encontro entre o prefeito Mauro Zanin e o empresário francês Alain Azais foi intermediado por Bruno Lopes Almeida, representante da Empresa Sponky Soluções em Engenharia Ltda. A empresa brasileira trabalha juntamente com o governo de Quebec para trazer soluções para o país.

Além do prefeito e dos empresários, participaram do evento os secretário municipais José Antonio Cintra (Obras), Mariano Bícego (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer); o gerente de Arrecadação de Tributos, José Donizete Osmar Novaes; o assessor de Controle Interno do município, Elson Donizete Alves e o procurador geral do município.

Um dia antes, os visitantes chegaram ao município e foram recepcionados pelo prefeito Mauro Zanin e sua equipe. Mais tarde, a comitiva visitou as praças a Comendador José Honório (Matriz), a Comendador João Alves (Fonte), dos Imigrantes e a Praça da Lagoinha, a fim de conhecer o sistema de iluminação seus dos locais. Também passaram pela área de expansão industrial de Paraíso.

Durante o segundo dia de reuniões, os empresários afirmaram ao prefeito Mauro Zanin que, se o contrato for concretizado, a Plan A Vision investirá R$ 65 milhões no município, além de gerar empregos e fomentar a economia local. Em contrapartida, a prefeitura de Paraíso isentará a empresa de taxas e impostos municipais e doará uma área de 30 mil metros quadrados para a instalação da fábrica. “A lei municipal nos autoriza a cessão de área e incentivos fiscais nos tributos que dizem respeito ao município”, disse o prefeito.

Também participou da reunião de quarta-feira o senhor Luiz Pereira, representante do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Governo de Minas Gerais (Indi). O instituto estadual estuda um programa tributário diferenciado para a instalação da empresa no município.

Mauro Zanin afirmou que o município tem interesse na instalação da fábrica de luminárias de LED em São Sebastião do Paraíso. Também ressaltou a importância do convênio firmado com a Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP), que abre diversas oportunidades para a realização de parcerias que visam melhorias a cidade, no entanto, se mostrou cauteloso ao declarar que prefeitura e  indústria ainda estudam a possibilidade de implantação da fábrica.

Além da instalação, a Plan A Vision deseja desenvolver projetos-pilotos em São Sebastião do Paraíso. Se forem viabilizados, as praças da Matriz, da Fonte, dos Imigrantes e Lagoinha terão toda sua iluminação substituída por luminárias de LED. Além da economia, os espaços públicos seriam decorados com a tecnologia. A intenção do investidor francês é transformar as praças da cidade em modelos para futuros clientes de sua empresa.

Bruno Lopes Almeida comentou que Paraíso é um ponto estratégico para os empresários devido à proximidade com a cidade de São Paulo, além disso, aponta que a tecnologia LED como um fator importante para a economia dos municípios e da preservação do meio ambiente. De acordo com ele, a economia varia entre 50% e 75%. Após assinatura do Protocolo de Intenções, Alain Azais elogiou a qualidade de vida do paraisense, afirmou que o Brasil oferece segurança aos investidores internacionais e agradeceu a disposição dos membros da equipe da prefeitura, que o recepcionou em pleno feriado nacional.