Funcionária da Infectologia recebe treinamento

23/11/2011

Durante os dias 24, 25 e 26 de outubro, no município de Jaboticatubas/MG, aconteceu a capacitação de profissionais multiplicadores em teste rápido diagnóstico HIV para a a nova plataforma DPP Screen e DPP Sífilis e Hepatites Virais. De acordo com a coordenadora da Infectologia municipal, Patricia Cristina de Paula Bicego, o objetivo do treinamento foi capacitar os profissionais de saúde para realizar os testes rápidos para HIV, HCV (hepatite C), HBV ( hepatite B) e sífilis, pois quanto mais precoce o diagnóstico da doença, maior a expectativa de vida do cidadão. “O paciente que descobre a doença logo no início e se compromete com o acompanhamento médico, responde melhor ao tratamento evitando assim, as doenças oportunistas e aumentando sua qualidade de vida”, explica.

Patricia ainda comenta que as novas plataformas para detecção das doenças são muito mais sensíveis, chegando a 99,9% de confiabilidade, além da agilidade e rapidez na entrega do exame.

Outra doença destacada no treinamento foi a sífilis, que é um tipo sério de infecção bacteriana, geralmente transmitida de uma pessoa a outra através do contato sexual. Quando não é tratada, a sífilis pode levar a lesão irreversível de tecidos como o cérebro e os nervos. Por isso sua detecção é muito importante e principalmente nas mulheres gestantes, pois os bebês podem nascer com a sífilis congênita, o que pode levar a morte do bebê.

Patricia destaca que somente em setembro deste ano, dois bebês morreram por conta da doença, em Paraíso. “É muito triste saber da morte de recém nascidos com a sifilis, pois é uma doença fácil de diagnosticar e mais fácil ainda de se tratar. A doença geralmente é tratada através doses de penicilina oral ou injetável.

O médico poderá ainda receitar eritromicina ou tetraciclina se for o caso do paciente ser alérgico a penicilina. Lembrando que se a sífilis for tratada com antibiótico durante os estágios iniciais, os sintomas desaparecem após algumas semanas e o paciente estará curado, no entanto, se  houver demora para o tratamento poderá apresentar alterações cardíacas, neurológicas, paralisia e outros, essas são irreversíveis” comenta Patricia.

Para a realização dos testes o paciente deverá procurar a Unidade de Saúde da Família que é cadastrado ou o Ambulatório de Infectologia que conta hoje com uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, uma secretária e dois médicos, atendendo das 7h às 11h e das 13h  às 16h, de segunda a sexta-feira. No mês de dezembro, em comemoração ao dia mundial de luta contra a Aids, a Infectologia atenderá em horário especial, das 18h às 19h.

Informações e dúvidas através do telefone 3539-1055.