Paraíso terá praça Zumbi dos Palmares

18/11/2011

Dentro da 5ª Semana de Estudos da Consciência Negra (Secon), a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso entrega à comunidade negra paraisense uma praça intitulada Zumbi dos Palmares, líder negro e herói nacional, morto em 1695 no Quilombo dos Palmares, no Estado de Pernambuco. A inauguração será às 10h de domingo, 20 de novembro, dia da Consciência Negra.

A praça Zumbi dos Palmares foi criada pela Lei Municipal 3.791/2011, de autoria do vereador Antônio César Picirilo e sancionada pelo prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin no dia 29 de agosto. Ela está localizada na Vila Santa Maria, próxima ao Pronto Socorro, nas confluências das ruas Dr. Toni, Maria Amélia e Alferes Patrício. O local já existia, mas foi revitalizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras, recebendo melhorias como passeios,  iluminação, arborização, plantio de grama e  instalação de bancos.

Zumbi dos Palmares, nome maior da luta do negro contra a escravidão, é considerado guerreiro e líder idealista, foi o estrategista responsável pela derrota dos que atacavam o Quilombo dos Palmares. Zumbi representa a força do orixá Ogum que, na cultura afro, é o senhor da guerra.

“A proposta segue a orientação do prefeito Mauro Zanin, de dar aos espaços públicos, condições de serem frequentados pela comunidade, oportunizando lazer e qualidade de vida mais saudável”, afirma  José Antônio Cintra, secretário municipal de Obras.

Para Adriano Rosa, membro da Comissão Organizadora da 5ª Secon, ter um espaço público com o nome de Zumbi dos Palmares em Paraíso enaltece a vida deste líder negro e sua luta social, deixando acesa na memória esta reflexão, somando-se à festa da Congada, da Folia de Reis e da própria Semana de Estudos da Consciência Negra, que são movimentos que ressaltam a cultura afro-brasileira e sua história”.

Ainda no dia 20 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, acontecem homenagens à personalidades negras paraisenses. Até o dia 30 continua a exposição de fotos com crianças negras paraisenses no hall da Prefeitura, das 11h às 17h. No dia 26, das 9h às 13h, as fotos estarão expostas na praça comendador José Honório (matriz).