Notícias | + Listar todas
Paraíso conquista feito inédito no Jojuninho 2011
18/11/2011
Chegou ao fim a edição 2011 dos Jogos Infantis do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, o Jojuninho. A competição de categoria sub 15 é disputada uma vez por ano, dividida em várias etapas, em diferentes cidades da região, com intenção de difundir o esporte. No ano de 2011 a competição contou com a participação de 8 modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação e vôlei, de naipe masculino e feminino, com a participação de 41 municípios do Sul e Sudoeste de Minas.
São Sebastião do Paraíso enviou aos jogos sua maior delegação em edições do Jojuninho. Foram aproximadamente 150 pessoas, divididas entre atletas e comissões técnicas, envolvidas na competição para que o município conquistasse o melhor resultado em edições da competição.
Os jogos começaram em agosto, com as disputas do futebol de campo, onde Paraíso participou, em parceria com o SESI/Acissp, de várias rodadas até a conquista do 3° Lugar na modalidade. A disputa foi composta de 8 rodadas, sendo 5 rodadas classificatórias, quartas de finais, semi-finais e finais. Na fase classificatória Paraíso fazia parte do Grupo 1, junto com Baependi, Campestre e São Lourenço, e sua campanha classificou o município para as quartas de finais com 8 pontos conquistados com duas vitórias, um empate e uma derrota.
Nas quartas de finais a equipe empatou com Caxambú no tempo regulamentar e venceu a equipe por 4 x 1 nos pênaltis. Nas semi-finais a equipe foi vencida por Três Corações e ficou com a disputa do 3° lugar contra São Lourenço. E com uma vitória por 1 x 0 sobre São Lourenço, a equipe de futebol de Paraíso ficou com o 3° lugar na modalidade.
Logo após veio a Natação, que acontece em etapa única, disputada em dois dias. Este ano a competição aconteceu na cidade de Varginha nos dias 22 e 23 de outubro. A equipe do SESI/Acissp, que representa Paraíso nas competições do Jojuninho, conquistou pontos importantes para o município ficando com o 4° lugar geral no masculino e 5° lugar no feminino. Foram 3 ouros, 4 pratas e 4 bronzes que garantiram a colocação nesta etapa.
O Judô e o Atletismo tiveram suas competições também na cidade de Varginha, entre 5 e 6 de novembro. No judô, a equipe da academia Energy foi reduzida, composta de somente cinco atletas, mas que fizeram por merecer trazendo uma medalha de ouro, uma de prata, na categoria até 44kg masculino, e uma de bronze, na categoria até 52 kg feminino.
No atletismo foram os jovens atletas que formam a recente equipe do município. Cerca de 10 atletas defenderam as cores de Paraiso, conquistando um ouro no Hexatlo e 3 bronzes com 1.500m rasos feminino, arremesso do peso masculino e lançamento do dardo masculino.
E por fim as disputas das modalidades de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei) que são as modalidades que finalizam o Jojuninho. Os jogos são disputados em três etapas: Classificatória, Pré-Jogos e Finais. As classificatórias e pré-jogos são eliminatórias em diferentes lugares, de acordo com as modalidades, que direcionam para as finais, que este ano aconteceram na cidade de Guaxupé, MG, no período de 11 a 15 de novembro.
Para a fase final se classificaram 8 equipes de cada modalidade, qua foram divididas em dois grupos (1 e 2). Os times de cada grupo jogam entre si, de onde sairam o primeiro e segundo colocado de cada para jogarem as semifinais e finais. Paraíso entrou nos jogos finais com 6 equipes nas modalidades de quadra, sendo: futsal e handebol, masculino e feminino, basquete masculino e voleibol feminino. E pela primeira vez o município chegou com todas as equipes até a fase final da competição.
O Futsal feminino foi o primeiro a participar a competição, fazendo parte do Grupo 1, com Varginha, São Lourenço e Baependi, as meninas chegaram pela primeira vez a uma fase final do Jojuninho. As garota fizeram três jogos, com um empate e duas derrotas: Paraíso 2 x 2 Varginha, Paraíso 0 x 3 São Lourenço e Paraíso 1 x 3 Baependi. Com este resultado as garotas não conseguiram classificação para as semifinais e encerraram sua participação.
O Handebol feminino estava no Grupo 1, com Botelhos, Campestre e Poços de Caldas, e nos jogos classificatórios as garotas alcançaram os placares de S.S.Paraíso 18 x 12 Botelhos, Paraíso 8 x 11 Poços de Caldas e Paraíso 26 x 12 Campestre. Com duas vitórias e uma derrota a equipe classificou-se para as semifinais contra Andradas, de quem veio a perder a partida por 17 x 6. Na disputa pelo 3° lugar da competição a equipe voltou a enfrentar Campestre, e venceu por 15 x 14, ficando com a medalha de bronze da categoria.
No Handebol masculino a situação da equipe foi bem semelhante, o time ficou com Botelhos, Lavras e Nova Resende no Grupo 1. Tendo alcançado duas vitórias e uma derrota nos jogos classificatórios, Paraíso 27 x 22 Botelhos, Paraíso 16 x 20 Nova Resende e Paraíso 24 x 14 Lavras, o time chegou à semifinal para enfrentar a equipe de Campestre. Em um jogo tenso e muito disputado a equipe de Campestre venceu Paraíso por 22 x 20, indo para final. E na disputa de 3° Lugar Paraíso jogou contra Passos e venceu por 29 x 23, garantindo assim mais um medalha de bronze para o município.
O Vôlei feminino também trouxe o bronze para casa. Após vencer Guaxupé por 3 x 0 (25 x 6, 25 x 11 e 25 x 9), Muzambinho por 3 x 0 (25 x 13, 25 x 13 e 25 x 17) e ser derrotado por São Gonçalo do Sapucaí por 3 x 0 (26 x 24, 25 x 16 e 25 x 20), as garotas chegaram à semifinal contra Varginha. A equipe de Varginha as últimas 6 edições do Jojuninho na modalidade, e acabou vencendo as paraisenses na semifinal por 3 x 0 (25 x 12, 25 x 15 e 25 x 15), o que fez com que as meninas disputassem o terceiro lugar. Na disputa com Capitólio pelo 3° lugar Paraíso venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25 x 20, 25 x 17 e 25 x 13. Paraíso não alcançava esta colocação desde 1995, quando conquistou o 3° lugar após vencer Itajubá.
O Basquete Masculino venceu Passos na estréia por 44 x 25, venceu Pouso Alegre na segunda partida por 38 x 25 e no terceiro jogo foi vencido por Varginha: Paraíso 22 x 54 Varginha. Com duas vitórias e uma derrota o time foi para as semifinais contra Três Pontas, e apesar de todos os contratempos que ocorreram por conta da desorganização do município (problemas ligados à estrutura física do evento), Paraíso venceu por 58 x 31.
O jogo final acabou não ocorrendo em função do horário e desgaste dos atletas e técnicos. Isso fez com que os técnicos das equipes entrassem em consenso e definiram através do desempenho na fase classificatória e Paraíso ficou com o vice Campeonato e Varginha seria Campeã da competição, repetindo a classificação do ano de 2010.
O Futsal masculino foi a equipe paraisense com melhor desempenho dentro da competição. A equipe ficou no Grupo 2, junto com os donos da casa, Guaxupé, Itajubá e Itanhandú. Jogando contra Itanhandú na estréia, o time goleou por 7 x 1 os adversários. Na segunda partida jogaram contra os donos da casa e atuais campeões, Guaxupé, de quem venceram por 3 x 2, e na última rodada classificatória pegaram Itajubá, já estando classificados para a semifinal, e empataram em 5 x 5.
Na semifinal o time jogou contra Campestre e foi mais uma goleada, com placar de S.S.Paraíso 6 x 2 campestre e finalizando a competição, a final foi contra Poços de Caldas. Na final Paraíso venceu Poços de Caldas por 6 x 2, se sagrando pela primeira vez Campeão do Futsal do Jojuninho.
Com estes resultados Paraíso alcançou 55 pontos na competição. Isso fez com que Paraíso ficasse com o 3° Lugar na Classificação Geral do Jojuninho, melhor resultado já conquistado pelo município em edições da competição. Estes pontos vieram com os desempenhos de cada modalidade como citado acima.
Classificação geral das equipes paraisenses no Jojuninho:
Futsal masculino - campeão
Basquete masculino - vice campeão
Handebol masculino - 3º lugar
Handebol feminino - 3º lugar
Vôlei feminino - 3º lugar
Natação feminino - 4º lugar
Natação masculino - 5º lugar
Judô masculino - 5º lugar
Futsal feminino - 7º lugar
Judô feminino - 7º lugar
Atletismo masculino - 7º lugar
Atletismo feminino - 8º lugar
Classificação por cidade no Jojuninho 2011 (até a décima posição):
1- Varginha - 103 pontos
2- Poços de Caldas - 72 pontos
3- São Sebastião do Paraíso - 55 pontos
4- São Lourenço - 43 pontos
5- Lavras - 35 pontos
6- Pouso Alegre - 29 pontos
7- Guaxupé - 28 pontos
8- Campestre - 26 pontos
9- Baependi - 25 pontos
10- Passos - 25 pontos
Outras conquistas
Paralelas as conquistas coletivas, vários atletas paraisenses ganharam títulos individuais dentro do Jojuninho. Este é o caso de Luciana Silva, da equipe de vôlei feminino, que ganhou o troféu de “Revelação” do Jojuninho na modalidade. O atleta Aparecido Júnior foi premiado com o troféu de “Destaque” da modalidade futsal masculino por ter sido o melhor jogador.
Os atletas Bruno Pereira Tobias e Henrique Lima Rosa foram premiados como melhores Índices Técnicos Masculinos da Natação, nas categorias Infantil acima (Sub 15) e Petiz abaixo (sub 13). Isabela Goes, do handebol feminino, recebeu o troféu de goleira menos vazada da competição, tomando 66 gols durante toda a competição. O mesmo título recebeu o goleiro João Paulo Rodrigues, que tomou comente 12 gols no Jojuninho 2011. Diego Alves, do futsal masculino, foi o artilheiro da competição com 10 gols marcados, e Evelyn Capatti foi a artilheira do handebol feminino, marcando 38 gols.
Márcio Henrique, que já era campeão de recordista no hexatlo (combinação de 6 provas de atletismo) em 2010, foi medalha de ouro na prova e bateu o próprio recorde na competição. Além disso, Márcio é o atleta paraisense que mais ganhou medalha nesta edição do Jojuninho. O atleta foi medalha de bronze no Futebol, medalha de ouro no atletismo e medalha de ouro no futsal.
Os atletas Luciana Silva, Aparecido Júnior, Mário Daphian e Lucas Rodrigues receberam troféus por terem sido melhores jogadores da rodada em suas modalidades. Além destas conquistas individuais tem os atletas Maxmiliano Bicego, Lucas Rodrigues, Matheus Rosa, Luciana Silva, Mário Daphian, Lucas Horta, Evelyn Capatti, Maik Rocha, Natália Gonçalves, João Paulo Rodrigues, Aparecido Júnior e Diego Alves, que por vezes tiveram seus nomes mencionados nas “Seleções do Jojuninho”.
Repercussão
O prefeito Mauro Zanin saudou os atletas pela conquista no Jojuninho, ressaltando o trabalho dos técnicos e de toda a Secretaria de Esportes, destacando a importância da conquista no município, como exemplo e alegria a serem partilhadas por todos os paraisenses. Juntamente com o secretário de esportes do município, Mariano Bícego, o prefeito recebeu a atletas e técnicos na Arena Olímpica, quando as medalhas e troféus conquistados em Guaxupé foram apresentados à comunidade. Todas as informações e notícias poderão ser acompanhadas através do twitter: www.twitter.com/arenaolimpica.