Área Azul tem avaliação positiva

11/11/2011

A chefe do Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, Walquíria Caetano de Pádua Vieira avaliou como positiva a primeira semana de funcionamento do serviço Área Azul. “O principal objetivo que é o de proporcionar rotatividade nas vagas de estacionamento nós alcançamos, mas ainda temos algumas situações que estamos resolvendo e ajustando”, descreve a engenheira de trânsito. Ela disse que uma das medidas visa completar o número de agentes em operação a a partir da segunda semana de dezembro quando a fiscalização e a cobrança deverá ser mais intensa.

O sistema de estacionamento denominado como Área Azul começou a valer na cidade na segunda-feira, dia 7 de novembro. O serviço funciona no período de 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados, nas ruas centrais de São Sebastião do Paraíso. Atualmente são 23 agentes que fazem a venda dos cartões de permanência com opções de uma ou duas horas, no valor de R$ 1,00 a hora. A medida visa garantir a rotatividade de veículos com o revezamento de vagas nas regiões de maior movimentação e necessidade de estacionamento.

De acordo com Valquíria a maioria das pessoas entendeu a proposta do serviço. “O resultado até agora está sendo satisfatório, as queixas existem, mas acontecem em um volume aceitável para este período inicial o­nde as pessoas estão se adaptando a esta nova situação. Importante é que estão surgindo as vagas, evitando que os motoristas fiquem rodando até encontrar uma vaga, outras tem dificuldades até para estacionar, agora existem mais espaços”, descreve.

A engenheira exemplifica que no caso das motos, novas vagas estão sendo delimitadas. “Deixamos algumas áreas em aberto exatamente para percebermos o­nde haveriam os gargalos e os novos pontos começaram a ser pintados nesta sexta-feira”, relata. Ao todo são cerca de 1000 vagas sendo que 200 estão disponíveis para motos e 800 para automóveis na Zona Azul, distribuídas de acordo com a porcentagem do número total de 31.868 mil veículos em Paraíso – destes, 6.593 são motos.

Mudanças  —  Walquíria antecipou que algumas mudanças estão sendo estudadas para melhor adequar o serviço às necessidades dos usuários. Durante a semana representantes dos advogados se reuniram com o Secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, Pedro Ivo de Vasconcelos, com o procurador geral do município, Sérgio Reliquias Morige, para debater a situação na área do fórum. “Houve o entendimento e naquela área será possível a utilização de dois cartões, considerando tratar de uma situação extrema”, explica. O estacionamento na Praça Comendador João Alves foi inserido dentro da Área Azul, através de Decreto, antes mesmo do serviço começar a funcionar. Nas próximas semanas deverão ser credenciados postos de venda do cartão no comércio da cidade o que irá facilitar a situação dos motoristas.

Nos próximos dias deverá ser aberto processo de seleção para completar as sete vagas que ainda restam de agentes de área azul. “Ao todo são 30 pessoas, mas tivemos algumas desistências e já estamos preparando para a reposição. A publicação do edital ocorreu no dia 9 e as inscrições acontecem nos dias 16 a 18 de novembro. A prova objetiva será dia 27 e a divulgação do gabarito, dia 28. Considerando os prazos para revelação da classificação parcial, recursos, revelação de resultado de recursos, classificação final que será entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, a homologação do processo seletivo será no dia 6 de dezembro.

Somente no primeiro dia o serviço gerou 1850 horas correspondente a R$ 1.850,00. “É um valor dentro da média esperada, levando-se em consideração que a meta não é a arrecadação”, diz Valquíria. Ela cita ainda que os agentes não estão efetuando multas, levando-se em consideração o período de caráter educativo. A engenheira salientou que estes recursos serão destinados ao Fundo Municipal de Trânsito. “O dinheiro será para custear o trabalho dos agentes e também destina-se a promoção de melhorias no setor de trânsito, o que se arrecadar somente poderá ser aplicado nesta área”, finaliza.