5ª Secon terá exposição de fotos com crianças

11/11/2011

Quem passar pela praça comendador José Honório (matriz) nos dias 12, 19 e 26 de novembro, das 9h às 13h, poderá prestigiar uma exposição de fotos com crianças negras paraisenses. A mostra também terá destaque de 15 a 30 no hall da Prefeitura – 2° andar (entrada do Teatro Municipal). O evento faz parte da programação da 5ª Semana de Estudos da Consciência Negra (Secon), que acontece de 14 a 20 deste mês em São Sebastião do Paraíso.

Foram fotografadas cerca de 50 crianças com idade entre 4 e 9 anos, indicadas por Centros Municipais de Educação Infantil e membros da Comissão Organizadora da Secon. No ano passado, a exposição aconteceu com fotos de pessoas homenageadas pelo evento e outras personalidades da festa da Congada e Moçambique local. Assim como em 2010, novamente os trabalhos foram feitos por Jucelino Urias Dias e Waldemar Francisco de Paula.

Além da exposição fotográfica, um Baile de Gala na Liga Operária, com a banda “Os Brasões”, uma roda de samba e pagode com o grupo “Amigos do Samba” e uma “Noite Musical”, reunindo artistas paraisenses cantando e interpretando músicas de cantores ou compositores negros, são eventos de destaque na realização da 5ª Secon.

O Baile acontece na segunda-feira, dia 14 de novembro, véspera de feriado, a partir das 21 horas, animado pela banda “Os Brasões”. Os ingressos antecipados custam R$ 10,00 e a mesa para quatro pessoas R$ 50,00 com direito a uma garrafa de vinho. A venda está sendo feita na Banca da Matriz, loja Telephoto e Neuscafé. A portaria terá o custo de R$ 20,00 e a entrada será permitida somente para maiores de 18 anos.

A “Noite Musical – Vozes da Liberdade, Tributo à Raça Negra” reunirá artistas paraisenses que vão cantar ou interpretar músicas de cantores ou compositores negros. O evento acontece na terça-feira, dia 15, às 20h, no Teatro Municipal e tem presença confirmada de André Cruvinel, Angela & Arthur, Banda Êxodus, Banda Zap, Clarindo Anacleto, Denes Lima, Marina Melles, Míriam Lauria, Nelson Duarte, Rogério Dourado e Tiago Freitas. A apresentação será de Valdeir Lima. O ingresso será um brinquedo novo na caixa ou uma roupa para bebê que depois serão doados para instituições de caridade.

Na sexta-feira, dia 18, a partir das 20 horas, no Bar Mogiana, acontece uma roda de samba e pagode com o grupo “Amigos do Samba”. Entrada franca. Outros eventos que compõem a 5ª Secon são: reunião solene da Academia Paraisense de Cultura e apresentação de escolas da rede municipal (dia 16, às 20h, no Teatro); palestra com o professor universitário Romílson Madeira, de Ribeirão Preto/SP, com o tema “O racismo brasileiro de cada dia” (dia 17, às 20h, no Teatro); exibição dos filmes “Crash, no Limite” e “Dreamgirls – em busca de um sonho” (dia 19, às 14h e 16h, no Cine 14 Bis); concurso Beleza Negra (também dia 19, às 20h, no Teatro – ingresso 1 kg de alimento não-perecível); inauguração da praça Zumbi dos Palmares (dia 20, às 10h, na Vila Santa Maria) e homenagem à personalidades negras paraisenses (encerrando a 5ª Secon dia 20, às 8h da noite, no Teatro).

As personalidades negras paraisenses homenageadas este ano são: Ana Lúcia Martins Lovo, Edna Maria Dias, Joana dos Reis Adão, Luzia Fidelis, Márcia Aparecida da Silva, Marciléia dos Santos Borges Mariano, Maria Aparecida Gonçalves Pedro, Maria Nazaré da Silva, Raquel Rodrigues da Silva, Verenice Aparecida Rosa, Antônio Dias da Silva, Benedito Donizete de Campos, Gumar Bento dos Santos, João dos Reis Rezende, José Luiz dos Santos, José Salvador Eustáquio, Marcos Lopes Gasparino, Reginaldo Batista Aparecido, Ricardo de Oliveira, Ronaldo Aparecido Lemos.