Notícias | + Listar todas
CRAS incentiva horticultura no Morumbi
01/11/2011
Os moradores do Jardim Morumbi que há cerca de cinco meses conquistaram o benefício da casa própria estão recebendo mais um incentivo para desenvolverem em suas residências. Trata-se do cultivo de hortaliças que além de servir para o sustento das famílias, poderá também se transformar em fonte de renda podendo ser comercializado entre vizinhos. O trabalho está sendo desenvolvido através de uma ação conjunta entre o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizado na Mocoquinha e o Departamento de Agricultura.
Na manhã da quinta-feira, 27, integrantes da equipe do CRAS e o engenheiro agrônomo, Eduardo José Scarano Guidi, estiveram no bairro para a distribuição do material. Inicialmente 11 famílias fazem parte da experiência que poderá ser compartilhada com outros moradores vizinhos. “Trata-se de um trabalho de acompanhamento e assistência que estamos realizando com este pessoal que adquiriu suas casas através do programa Minha Casa, Minha Vida e que agora passam a integrar este projeto de construir e desenvolver hortas em suas casas, inicialmente para o sustento e posteriormente, quem sabe poderá até ser comercializado por eles entre os vizinhos”, comenta a psicóloga do CRAS, Jane Martins.
Cada família contemplada recebeu um kit, formado por um pacote com cinco quilos de sulfato de amônia, cinco quilos de adubo e seis tipos de sementes, sendo dois legumes, dois temperos e duas verduras. “É o primeiro passo, um incentivo para que estas famílias possam iniciar este trabalho, que vai garantir alimentos para seu sustento e através desta atividade nós também queremos fortalecer a integração entre os moradores”, acrescenta a psicóloga. O material distribuído as famílias inscritas no CRAS poderá ser compartilhado entre mais pessoas do bairro.
O engenheiro agrônomo Eduardo Scarano passou instruções e orientou os beneficiados sobre as formas de manejo e o cultivo das hortaliças. “É importante que se tenha as informações a respeito de como acontece o plantio, quais os cuidados e outras dicas para que as plantas possam desenvolver saudáveis”, explica. Ele destacou que algumas espécies nem será precisa do plantio nos canteiros, como a cenoura por exemplo. “Outro detalhe importante é que se faça a rotatividade entre as culturas, que se possa fazer cultivos diferentes para evitar o aparecimento de doenças”, destaca.
A dona de casa Juraci Alves Teixeira foi a anfitriã da equipe do CRAS. No quintal da casa onde mora há quase cinco meses seu esposo Alberico Antônio Santos fez a preparação de quatro canteiros. “Vamos plantar almeirão, rúcula, alface, couve e depois outros produtos”, comenta ele. Dona Juraci está entusiasmada com a iniciativa e pretende iniciar o plantio já nesta semana. “Estou maravilhada com a ideia. Além de ser uma terapia vamos ter alimentos saudáveis em casa sem agrotóxicos e cuidados por nós, vai ser uma beleza”, comemora.
Ana Maria Isabel Sales é outra moradora do bairro que está muito contente com a iniciativa. “Estou gostando muito aqui do bairro e através deste projeto vou me ocupar mais, quero plantar para o sustento da minha família e espero que já no final já tenhamos aqui uma verdurinha para fazer com frago no natal”, brincou. Durante as explicações as donas de casa puderam fazer várias perguntas sobre o cultivo das hortaliças e puderam participar de uma ampla interação com o agrônomo que respondeu as perguntas dos moradores. . A equipe do CRAS se propôs a realizar outras reuniões com os moradores para sanar futura dúvidas sobre a atividade.
Após a distribuição das mudas a equipe do CRAS realizou vista pelo bairro junto aos moradores. Foram ouvidas reivindicações com pedido de plantio de árvores na praça existente no local. Outro pedido é que futuramente seja implantado um posto de saúde mais próximo, além do implemento de mais horários de ônibus urbanos circulando no residencial. Os pedidos serão analisados junto a outros órgãos da administração municipal.