Música será destaque na 5ª Secon

01/11/2011

Um Baile de Gala na Liga Operária, com a banda “Os Brasões”, uma roda de samba e pagode com o grupo “Amigos do Samba” e uma “Noite Musical”, reunindo artistas paraisenses cantando e interpretando músicas de cantores ou compositores negros, são eventos de destaque na realização da 5ª Semana de Estudos da Consciência Negra (Secon), que acontece de 14 a 20 de novembro em São Sebastião do Paraíso.

A Comissão Organizadora vem se reunindo desde o mês de maio para elaborar a programação que ainda terá exposição de fotos com crianças negras, exibição de filmes, participação de escolas da rede municipal, homenagens, inauguração de praça, concurso de beleza e palestra. O evento atende à lei municipal 3.264, aprovada em 2005, de autoria do vereador Antônio César Picirillo. É dele também a lei 3.791/2011, que denomina de “Zumbi dos Palmares” uma praça localizada na Vila Santa Maria, próximo ao Pronto Socorro.

O Baile de Gala na Liga Operária acontece na segunda-feira, dia 14 de novembro, véspera de feriado, a partir das 21 horas, animado pela banda “Os Brasões”. Os ingressos antecipados custam R$ 10,00 e a mesa para quatro pessoas R$ 50,00 com direito a uma garrafa de vinho. A portaria terá o custo de R$ 20,00 e a entrada será permitida somente para maiores de 18 anos.

Na terça-feira, dia 15, acontece no Teatro Municipal Sebastião Furlan, o evento “Noite Musical – Vozes da Liberdade, Tributo à Raça Negra”, reunindo artistas paraisenses que vão cantar ou interpretar músicas de cantores ou compositores negros. Presenças confirmadas de André Cruvinel, Angela & Arthur, Banda Êxodus, Banda Zap, Clarindo Anacleto, Denes Lima, Marina Melles, Míriam Lauria, Nelson Duarte, Rogério Dourado e Tiago Freitas. A apresentação será de Valdeir Lima. O ingresso será um brinquedo novo na caixa ou uma roupa para bebê que depois serão doados para instituições de caridade.

Na sexta-feira, dia 18, a partir das 20 horas, no Bar Mogiana, acontece uma roda de samba e pagode com o grupo “Amigos do Samba”. Entrada franca. Outros eventos que compõem a 5ª Secon são: reunião solene da Academia Paraisense de Cultura e apresentação de escolas da rede municipal (dia 16, às 20h, no Teatro); palestra com o professor universitário Romílson Madeira, de Ribeirão Preto/SP, com o tema “O racismo brasileiro de cada dia” (dia 17, às 20h, no Teatro); exibição dos filmes “Crash, no Limite” e “Dreamgirls – em busca de um sonho” (dia 19, às 14h e 16h, no Cine 14 Bis); concurso Beleza Negra (também dia 19, às 20h, no Teatro – ingresso 1 kg de alimento não-perecível); inauguração da praça Zumbi dos Palmares (dia 20, às 10h, na Vila Santa Maria) e homenagem à personalidades negras paraisenses (encerrando a 5ª Secon dia 20, às 8h da noite, no Teatro).

A exposição de fotos com crianças negras paraisenses será nos dias 12, 19 e 26, das 9h às 13h, na praça comendador José Honório (matriz), dia 14 na Liga Operária durante o Baile de Gala e de 15 a 30 de novembro no hall da Prefeitura Municipal, das 11h às 17h.

As personalidades negras paraisenses homenageadas este ano são: Ana Lúcia Martins Lovo, Edna Maria Dias, Joana dos Reis Adão, Luzia Fidelis, Marciléia dos Santos Borges Mariano, Maria Aparecida Gonçalves Pedro, Márcia Aparecida da Silva, Maria Nazaré da Silva, Raquel Rodrigues da Silva, Verenice Aparecida Rosa, Antônio Dias da Silva, Benedito Donizete de Campos, Gumar Bento dos Santos, João dos Reis Rezende, José Luiz dos Santos, José Salvador Eustáquio, Marcos Lopes Gasparino, Reginaldo Batista Aparecido, Ricardo de Oliveira, Ronaldo Aparecido Lemos.