Paraíso encerra campanha Outubro Rosa

01/11/2011

Uma caminhada para conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama foi feita no encerramento da campanha do Outubro Rosa, em Paraíso. Mais de 300 pessoas estiveram presentes na Praça dos Imigrantes, no último sábado, 29, para acompanhar a caminhada que percorreu uma das principais ruas do centro da cidade com destino a Praça da Matriz.

De recém nascidos a idosos, a caminhada foi feita com  a maioria das pessoas vestidas de camiseta rosa e segurando bexigas, esbanjando sorrisos e unindo forças para conscientizar a população da importância de se prevenir do câncer e principalmente de fazer os exames de rotina e em caso da doença, detecta-la o mais rapidamente possível, pois estudos demonstram que quanto mais precocemente a doença for diagnosticada, as chances de cura chegam a 90%.

De acordo com a coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, Ana Carolina Ferreira, não só a caminhada, mas toda a programação e a participação da população na campanha do Outubro Rosa superaram a expectativa: “Ficamos muito felizes em ver a adesão de toda a população nessa campanha”, afirmou. Toda a programação e os números nos mostram isso.

A palestra do o­ncologista Natael Neto, do Hospital Regional de Passos, reuniu mais de 200 pessoas; no projeto Vida Ativa, vários núcleos participaram com aproximadamente 600 senhoras sendo orientadas; empresas e escolas também aderiram à campanha o­nde 540 pessoas puderam tirar suas dúvidas sobre a prevenção ao câncer. As Unidades de Saúde da Família Vila Formosa, Veneza, Caic e San Genaro, realizaram mutirão noturno de coleta de papanicolau, num total de 257 preventivos coletados. “Enfim, foi uma responsabilidade muito grande assumida pela equipe da Vigilância e estamos cientes que o trabalho foi bem feito e os frutos virão em breve”, ressaltou Ana.

A campanha do Outubro Rosa teve seu início no dia 1° com um café da manhã servido à população. Além desses eventos ainda houve a iluminação de prédios na cor rosa, entre eles a Prefeitura Municipal, Praça da Fonte, Posto de Puericultura e o Morro do Baú, a realização de 316 mamografias e a presença de funcionários da Vigilância em Saúde em eventos como a feira de artesanato Balaio Mineiro, inauguração da Unidade Básica de Saúde São Sebastião e apresentação gratuita dos filmes “Pronta para Amar” e “Antes de Partir”, no Cine 14 Bis.

Ana Carolina ainda lembra que “outubro é um mês especial para o alerta à prevenção do câncer, porém os cuidados e a prevenção devem ser feitos durante todo o ano”, finaliza.