Prefeitura faz recadastramento de usuários do SUS

01/11/2011

Na manhã de quinta-feira (27/10) o secretário municipal de Saúde, Marcos Rogério concedeu entrevista coletiva com o objetivo de informar a população sobre a importância do recadastramento das famílias atendidas pelo SUS no município. As agentes das Unidades de Saúde Familiar são as responsáveis pela coleta dos dados.

O secretário de Saúde explica que a proposta da ação é registrar em seus arquivos as informações de todos os habitantes do município. Essa medida, segundo disse, deve resolver dois problemas: a invasão de pessoas de cidades vizinhas e os cadastros duplicados. De acordo com informações da secretaria, 30% dos atendimentos realizados pelo SUS em Paraíso são em pacientes de outras localidades. O novo sistema de cadastros evitará que pessoas de outros municípios usufruam dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde no lugar de um cidadão local.

Marcos Rogério também aponta que atualmente existem mais de 180 mil cadastros nos arquivos da Saúde municipal. Este número está muito acima dos 65 mil habitantes registra-dos pelo IBGE no último senso. A duplicidade de muitos cadastros acontece devido aos pacientes que migram de um bairro para outro. “Se uma pessoa se consultava em uma UBS de um bairro, e depois, passou a utilizar outra unidade, tem dois cadastros”, esclarece.

Os trabalhadores sazonais, que vêm para Paraíso na época da colheita do café, por exemplo, serão inscritos em outro tipo de cadastro e terão seu acesso à Saúde regulados. Cirurgias sem urgência constatada por um médico não serão realizadas pelo município. O procedimento só será efetuado quando o trabalhador voltar ao seu município de origem. Essas pessoas poderão receber normalmente atendimento de emergência e ambulatorial. As gestantes terão atendimento garantido.

Para responder o questionário, é preciso se ter em mãos o título de eleitor (que comprova a cidadania paraisense), carteira de trabalho, certidão de casamento ou nascimento, RG e CPF. Todos os integrantes da família serão cadastrados individualmente e as informações colhidas também serão integradas ao banco de dados da gerência da Ação Social do município. As pessoas que possuem plano de saúde também deverão se cadastrar.

Além dos dados de cada membro da família, a Secretaria de Saúde busca informações sobre a estrutura de cada residência, como por exemplo, o tipo de casa, número de cômodos, situação da rua e se ela possui água tratada, energia elétrica e coleta de lixo de regular. De acordo com Marcos Rogério, essas respostas serão de suma importância para classificar as famílias do município. Com isso, as UBSs terão condições de prestar atendimento diferenciado a essas famílias. “Temos a necessidade de fazer esse cadastramento até o final do ano. A dificuldade maior não é nem tanto visitar as residências e colher as informações, e sim repassá-las para o sistema informatizado da secretaria municipal”, declara o secretário, que afirma que os funcionários da Saúde participarão de mutirões para concluir o trabalho o quanto antes.

O recadastramento também é indispensável na questão do cartão nacional do SUS, que passará a ser exigido no momento da retirada de medicamentos nas farmácias populares e em consultas nas Unidades de Saúde a partir de janeiro de 2012.

Nos bairros Veneza, Santa Tereza e São Judas, o cadastramento teve início no mês de julho. Nos demais, a ação começou em setembro. Doze mil pessoas já foram recadastradas. “Espero que a população passe o máximo de informações possível para nossos agentes para que tenhamos um cadastro correto”, pede o secretário. Aqueles que forem cadastrados deverão procurar a Secretaria de Saúde, no anexo I da prefeitura, para preencher a ficha. Os se recusarem não terão direito a diversos serviços oferecidos pelo SUS. As famílias que não ficam em casa durante o dia devem agendar um horário seu  agente de saúde.

As pessoas que forem cadastradas deverão procurar a secretaria de Saúde, no anexo I da prefeitura, para preencher a fichado Sistema de Informação de Atenção Primária. Os que se recusarem a prestar tais informações perderão o direito de utilizar diversos serviços do SUS. As famílias que passam o dia fora de suas residências deverão agendar um horário com seu agente de saúde durante a noite ou aos sábados.