Paraíso terá palestra sobre câncer

19/10/2011

Nesta quarta-feira, 19 de outubro, acontecerá no Teatro Municipal Sebastião Furlan, em São Sebastião do Paraíso, palestra com o tema Prevenção de Câncer de Mama e Colo de Útero, com o médico Natael Ribeiro Malta Neto, o­ncologista do Hospital de Câncer de Passos. A palestra faz parte das comemorações do “Outubro Rosa”, que é o mês destinado às campanhas de prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero.

O evento é uma iniciativa do setor de Vigilância em Saúde, coordenado pela enfermeira Ana Carolina Leite Coelho Ferreira. De acordo com a coordenadora, a palestra “tem o intuito de estimular na sociedade, a realização dos exames preventivos de forma que o diagnóstico do problema seja feito  precocemente, o que faz com que aumente a chance de cura da doença”, afirma.

Em São Sebastião do Paraíso a incidência de câncer de mama e colo de útero chega a 14% da população e conforme estudos, o tumor de mama quando descoberto no inicio significa cura definitiva em 90% dos casos. Existem três formas de detectar um câncer inicial de mama: o auto-exame, o exame médico periódico e a mamografia. Já o câncer de colo de útero também é uma doença possível de ser prevenida sendo que a prática mais efetiva para o controle desse câncer é através do exame preventivo (papanicolau), que é simples, rápido e sem dor. Sua realização periódica (anual) permite reduzir em 70% a mortalidade da população de risco.

Maiores informações poderão ser obtidas na palestra, que acontece à partir das 19h30 no Teatro Municipal. O evento integra as comemorações dos 190 anos de São Sebastião do Paraíso.