Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Paraíso tem bom desempenho no JIMI

17/10/2011

Com 40 medalhas, Paraíso tem seu melhor desempenho no JIMI

Após a desclassificação do futsal masculino na noite de sexta-feira, 14 de outubro, diante de Tupaciguara, pelo placar de 5 x 1, o desempenho da delegação paraisense foi excelente no sábado e no domingo, 15 e 16/10, em Patos de Minas, nas finais estaduais dos Jogos do Interior de Minas-JIMI 2011.

A primeira conquista no final de semana foi a vitória do basquete masculino, que derrotou Patos de Minas, garantindo a classificação para a grande final de domingo. O jogo, disputado pela manhã na quadra do Patos Tênis Clube, atraiu grande público que apoiou o tempo todo a equipe da casa, formada por experientes jogadores que já atuaram em clubes da Liga Nacional.

Os atletas do Paraíso Basquete sentiram a pressão da torcida e saíram atrás no marcador, só conseguindo a virada no último quarto, após o técnico Jefferson chamar os jogadores pelos brios e exigir uma definição no período, o que deu certo, garantindo a vitória e a classificação para a final: Paraíso Basquete 74 x 64 Patos de Minas. O jogo decisivo do basquete do JIMI 2011 aconteceu no domingo, no PTC, reunindo velhos rivais na quadra, Paraíso x Passos, que já haviam decidido duas fases anteriores dos jogos, sempre com vitória do Paraíso Basquete e na final estadual do módulo I não foi diferente. Por mais que a equipe passense tenha entrado em quadra com vontade e determinação na busca da vitória que quebrasse esta sequência, os paraisenses dominaram o jogo desde o começo e foram abrindo a diferença até o placar final: Paraíso 73 x 37 Passos, com grande atuação do armador Otávio, que marcou 20 pontos. Paraíso Basquete medalha de ouro e campeão do JIMI 2011.

Outra conquista marcante foi a medalha de bronze no atletismo feminino, conquistada pela jovem Camila Parpineli, de 17 anos, na prova dos 5.000 metros, no sábado pela manhã. Camila se tornou a primeira mulher paraisense ganhadora de uma medalha na modalidade atletismo dos Jogos do Interior-JIMI. Seu tempo na prova foi de 21 minutos e 51 segundos. Na tarde do sábado, Camila ganharia mais uma medalha de bronze, desta vez na corrida rústica (10.000 metros). A equipe de atletismo paraisense integra a ACORPA.

Também no sábado as medalhas vieram em cascata com a natação. Pela manhã as meninas Bianca e Izabela Mumic, Larissa Montaldi e Luisa di Bonito venceram o revezamento 4x50 metros, ficando com o ouro. Luisa também ganhou ouro nos 50 metros borboleta, enquanto Bianca ganhou mais duas medalhas de bronze nos 200 metros medley e nos 100 metros peito. Depois Larissa garantiu mais um bronze nos 50 metros borboleta e Isabela foi bronze nos 200 m livre. No sábado à tarde, mais medalhas paraisenses, com o bronze de Izabela Mumic nos 100m livre, a prata de Larissa Montaldi nos 200m borboleta, ouro para Bianca Mumic nos 400m medley, ouro também nos 4 x 100m livre com as meninas Bianca e Izabela Mumic, Larissa Montaldi e Luisa di Bonito. O domingo de manhã reservava mais medalhas para as meninas da natação e elas vieram em boa dose: ouro nos 100m borboleta e nos 4 x 100m medley e bronze nos 100m borboleta. Com estas medalhas, as meninas paraisenses sagraram-se campeãs no geral da natação feminina do JIMI, ou melhor, bi-campeãs, já que repetiram a conquista de 2010, quando os jogos foram disputados em Montes Claros.

Já a natação masculina de Paraíso conseguiu no sábado pela manhã mais 2 medalhas de bronze: no revezamento 4 x 50 m com Sebastião Silva Jr, Renan Jorge Preto, Matheus Carvalho Prieto e Bruno Pereira Tobias livre e nos 100 m peito, com o atleta Sebastião Silva Jr. No sábado à tarde veio a medalha de ouro de Renan Jorge Preto, nos 200m borboleta, ouro para Bruno Pereira Tobias nos 400m medley, prata para Rubens Vieira Neto nos 50m costa, prata nos 4 x 100m livre com a equipe formada por Sebastião Silva Jr, Renan Jorge Preto, Matheus Carvalho Prieto e Bruno Pereira Tobias. No domingo a equipe ainda conquistou uma medalha de prata nos 4 x 100m medley e garantiu o 3º lugar no geral da competição.

Os atletas de Paraíso na natação no JIMI integram a equipe SESI/ACISSP, comandados pela competente técnica Silmara Queiroz. A
inda na manhã do sábado, o judô paraisense entrou no tatame, buscando repetir a campanha do ano passado. As primeiras vitórias vieram no masculino. Na categoria acima de 100kg, um bronze, assim como na categoria até 90 kg e no absoluto. Já na categoria até 100kg, a medalha foi de ouro, o que se repetiu na categoria até 81 kg, na categoria até 55kg e ouro também na categoria absoluto. Uma medalha de prata veio na categoria até 73 kg e outra no absoluto. No domingo foi disputada a prova por equipes e os judocas de Paraíso ganharam mais uma medalha de bronze e com este resultado garantiram o título de campeão geral no judô masculino. Já no feminino foram 2 medalhas de prata, nas categorias até 44 kg e até 52 kg e duas medalhas de bronze, na categoria até 78 kg e no absoluto.

Os atletas do judô paraisense integram a equipe Energy Academia, comandados pelo técnico Vinicius Moherdaui.
Também na tarde do sábado o ciclismo de Paraíso entrou na pista e conseguiu um excelente resultado com a medalha de prata de Carlos Alberto Ribeiro e o bronze de Wellington Gonçalves. Foi a primeira vez do mountain bike paraisense na disputa do JIMI e o resultado foi considerado excelente, ficando os ciclistas paraisenses com o título de vice-campeões do mountain bike. Os atletas do ciclismo paraisense integram a equipe Radical Bike, liderados por Carlos Alberto, que também é o técnico da equipe.

Por fim a equipe do xadrez masculino de São Sebastião do Paraíso, formada por Gérson, João Paulo, Jair e Herlon lutou até o fim contra a equipe de Sabará na decisão do título do JIMI, ficando com a medalha de prata e o troféu de vice campeões do torneio, reavivando a tradição e a força do xadrez de Paraíso na competição.

Toda a delegação paraisense foi comandada em Patos de Minas pela coordenadora de esportes de competição do município, Leni Soares, auxiliada por Diego Evangelista.
Os campeões paraisenses no JIMI estão automaticamente classificados para os Jogos Abertos Brasileiros de 2012, o­nde representarão Minas Gerais na disputa de março do ano que vem em Vitória/ES.



Medalhas paraisenses nas finais do JIMI 2011:

Ouro: 13 (6 na natação feminina, 2 na natação masculina, 4 no judô masculino, 1 no basquete masculino)
Prata: 10  (1 na natação feminina, 3 na natação masculina, 2 no judô masculino, 2 no judô feminino, 1 no mountain bike, 1 no xadrez masculino)
Bronze: 17  (2 no atletismo feminino, 6 na natação feminina, 2 na natação masculina, 4 no judô masculino, 2 no judô feminino, 1 no mountain bike)

Somando-se as medalhas das fases classificatórias (2 ouros), Paraíso somou 42 medalhas no total geral, terminando no quarto lugar geral do estado, o que foi comemorado pelo secretário de esportes do município, Mariano Bícego: "Se considerarmos o fato de não competirmos em algumas modalidades ainda, como a peteca, ginástica artística, tênis de mesa e taekwondo e não termos atletas nas modalidades paraolímpicas, que no JIMI são contadas conjuntamente, nosso aproveitamento foi fantástico e só não ganhamos medalha nas finais em apenas uma modalidade, o que só foi possível com parceria com técnicos e entidades e envolvimento da comunidade. Nossa cidade e nossos atletas estão de parabéns e estas medalhas vem dar brilho aos 190 anos de São Sebastião do Paraíso, devemos celebrá-las".

Classificação estadual final dos municípios no JIMI 2011 (até o 30º colocado):

1º Uberlândia
2º Betim
3º Uberaba
4º São Sebastião do Paraíso
5º Araxá
6º Juiz de Fora
7º Itabira
8º Ipatinga
9º Sabará
10º Ouro Preto
11º Paracatu
12º Mariana
13º Araguari
14º Conselheiro Lafaiete
15º Santa Luzia
16º Três Marias
17º João Monlevade
18º Barbacena
19º Caeté
20º Sete Lagoas
21º Monte Carmelo
22º Teófilo Otoni
23º Varginha
24º Patos de Minas
25º Passos
26º Viçosa
27º Ubá
28º Itaúna
29º Diamantina
30º São Lourenço