Prefeitura entrega UBS São Sebastião

13/10/2011

Moradores dos bairros São Sebastião, Santa Tereza, Jardim das Acácias e parte do São Judas Tadeu ganharam nesta quarta-feira, 12 de outubro, uma nova Unidade Básica de Saúde com mais conforto, segurança e comodidade para os profissionais e as famílias cadastradas ao programa.

O prédio foi construído a partir de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de Minas Gerais. Foram investidos  no local R$ 667.703,95, sendo R$ 289.703,95 de recursos próprios do município.

O evento iniciou às 9h30 contou com a participação de diversos populares e funcionários da Prefeitura. O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles estava presente, junto com o deputado estadual Antonio Carlos Arantes, prefeito Mauro Zanin, vice-prefeito Márcio da Silveira, presidente da Câmara Antônio César Picirillo e secretário de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira, entre outros coordenadores.

A cerimônia foi rápida e marcada por homenagens aos familiares dos patronos da Unidades de Saúde da Família, sendo que a USF Caic 2 homenageou a família do médico Hermantino Patrício de Oliveira, através da sua irmã Célia Patrício e a USF Caic 3 homenageou a família de Mariana Marques, na pessoa de Arlina Pereira de Resende e Antônio Geraldo Pereira, sobrinhos dela.  Além das  duas unidades, a UBS sediará também o Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF), com um total de seis profissionais paramédicos, que atenderão mais de cinco mil cadastrados dos bairros vizinhos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos Rogério, a construção da UBS vem para agregar mais conforto e qualidade para os cidadãos residentes nessa parte da cidade. “Investir em obras como essa é também investir em saúde pública. Aqui o cidadão se sente mais acolhido, o funcionário trabalha melhor e com gosto e, consequentemente, a saúde melhora” afirma Marcos.

Já o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, parabenizou todas equipes que lá trabalharão e enfatizou a importância do cuidar. “Hoje, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, a mãe de Jesus, que cuidou d'Ele e cuida de todos nós, assim como esses funcionários também cuidarão de todos os cidadãos. É um cuidado que deve ser constante e o resultado é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de nossa cidade que está entre os 20 melhores de Minas e que trabalhamos para seja um dos dez melhores do Estado”, afirmou.

Para o prefeito Mauro Zanin, é necessário cuidar de nossa gente e fazer com que nos postos de atendimento da família sejam propagadas a saúde e qualidade de vida. “Vamos buscar a eficiência cada vez maior de nossa saúde básica para que tenhamos menos internações hospitalares e nossa gente com mais qualidade de vida. Isso é cuidar de nossa gente e todos que amamos Paraíso podemos fazer nossa parte enquanto cidadãos. A cidade é nossa e somos responsáveis pela sua evolução”, enfatizou.

Outros eventos — Após a inauguração da UBS São Sebastião, houve a entrega da pavimentação da Avenida Manoel Cândido Filho, no mesmo bairro, juntamente com mais uma edição do programa Comunidade Ativa, com Rua de Lazer em comemoração ao dia das crianças. Cerca de 2.500 pessoas desfrutaram de diversas atrações como serviços e orientações de saúde. A parte artística ficou por conta da apresentação do Grupo de Dança do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS Santa Tereza) além de shows com a banda The Banders, Rogério Dourado e o grupo de pagode 3re.