4° concurso Beleza Negra abre inscrições

13/10/2011

A partir desta quinta-feira, 13 de outubro, estarão abertas as inscrições para o 4º concurso “Beleza Negra” paraisense. O evento acontece no sábado, dia 19 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, e faz parte da programação oficial da 5ª Semana de Estudos da Consciência Negra (Secon) que acontece de 14 a 20 de novembro em São Sebastião do Paraíso.

O concurso é aberto para maiores de 16 anos, ambos os sexos, e terá premiação em dinheiro, sendo R$ 300,00 (1° lugar), R$ 250,00 (2°) e R$ 200,00 (3°), mais prêmio de R$ 150,00 para o melhor penteado afro-brasileiro. Crianças de 10 a 15 anos participam apenas do desfile de abertura e ganharão um Certificado mais brinde.

Para a inscrição gratuita, os interessados devem levar cópia do documento de identidade e comprovante de residência, até o dia 4 de novembro, das 13h às 17h, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal (praça dos Imigrantes, n.º 100), e falar com Adriano Rosa – membro da comissão organizadora da 5ª Secon.

Menores de 18 anos só poderão participar mediante autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais. O concurso é aberto somente para pessoas que moram em Paraíso, zona rural e distrito de Guardinha. A escolha dos vencedores será feita por sete jurados escolhidos pela Comissão Organizadora.

Serão avaliados e pontuados de 1 a 10 os quesitos: Simpatia (a forma de apresentação ao público e aos jurados); Beleza (facial e de corpo), Traje (social e afro-brasileiro) e Penteado afro. Haverá ainda um “quiz” de perguntas e respostas no item Conhecimento da História e Cultura Afro, o­nde a nota poderá ser zero, 5 ou 10. Este ano os temas para estudo são Congada paraisense e história da África.

O ingresso para qualquer pessoa assistir ao concurso será 1 quilo de alimento não-perecível. Os alimentos serão doados em forma de cestas básicas à famílias carentes do município, indicadas pela Gerência de Ação Social da Prefeitura. Menores de 5 anos, maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais terão entrada liberada, ficando a critério dos mesmos a doação dos alimentos.

Em 2010, o casal vencedor do concurso 'Beleza Negra” paraisense foram os primos Tuany Carolina Fidelis e Marçal Henrique Fidelis (foto). Eles receberam a faixa de Lidiane Cristina Teodoro e Carlos Leonardo de Paula. A 5ª Secon é organizada pela Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro, através de uma Comissão, e tem o total apoio da Prefeitura de Paraíso.

CLIQUE AQUI para baixar em formato PDF o Regulamento do Concurso Beleza Negra - categoria adulto.

CLIQUE AQUI para baixar em formato PDF o Regulamento do Concurso Beleza Negra - categoria infantil.