Termina nesta quarta a Feira Balaio Mineiro

11/10/2011

Termina nesta quarta-feira, 12 de outubro, em São Sebastião do Paraíso, uma das maiores feiras do interior mineiro que valoriza o artesanato da região, conhecida como “Balaio Mineiro”. A abertura oficial do evento aconteceu no dia 8, sábado, na praça comendador João Alves (Fonte) e contou com a presença de diversas autoridades municipais.

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo incluiu o “Balaio Mineiro” no calendário do aniversário em comemoração aos 190 anos do município como forma de apreciar o artesanato do sul e sudoeste de Minas que tem uma característica importante dentre várias outras: a utilização de materiais recicláveis, num momento em que o mundo admira a importância do reaproveitamento.
    São milhares de peças confeccionadas por centenas de artesãos de 14 cidades da região. Entre as peças expostas estão produtos feitos de palha, de madeira, de cerâmica, tecelagens, doces, licores, telas de pintura e bordados , entre outros. Além do reconhecimento pelo trabalho dos artesãos a população também pode apreciar a cultura da região através de matéria-prima variada e extraída de áreas próximas a cidade.
    De acordo com Lucas Candido do Departamento de Cultura, a feira do Balaio Mineiro é uma excelente alternativa de valorização e preservação do nosso Patrimônio Histórico, os artesanatos produzidos pelas mãos dos artesãos merecem todo o carinho e reconhecimento, por ser  a concretização da cultura regional.