7° prêmio Professor Aprendiz define vencedores

10/10/2011

A Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso realizou na manhã de sexta-feira, 7 de outubro, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, a entrega do 7ª prêmio “Professor Aprendiz – Melhores Experiências Pedagógicas”, que tem como objetivo valorizar o trabalho de profissionais que estão desenvolvendo experiências pedagógicas de qualidade, com resultados positivos a respeito da aprendizagem dos alunos.

Neste ano, 27 participantes concorreram aos prêmios de R$ 3 mil (1° lugar) e R$ 2 mil (2° lugar). O tema dos trabalhos foram os quatro elementos: fogo, terra, água e ar, divididos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

Um grupo de avaliadores formado por pessoas ligadas à área da Educação de São Sebastião do Paraíso visitou as escolas de junho a setembro para verificar in loco o andamento e o desenvolvimento dos trabalhos na prática da sala de aula, bem como a participação efetiva dos alunos envolvidos. Depois aconteceu o julgamento dos trabalhos, quando a comissão se reuniu para a análise dos projetos. Foram selecionados aqueles que tiveram adequações didáticas entre a proposta e o resultado a ser alcançado, especialmente na aprendizagem dos alunos.

Saíram vencedores neste ano de 2011: na Educação Infantil, a professora Maria Clélia de Oliveira Bueno, com o projeto “Cirandando entre Culturas”, realizado com os alunos da escola municipal Ibrantina Amaral (Verona) – prêmio R$ 3 mil. No Ensino Fundamental (Ciclo da Alfabetização – 1° ao 3° ano), a professora Milene Fonseca Beltran Lúcio, com o projeto “S.O.S. Meio Ambiente”, da escola Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto) – prêmio R$ 3 mil.

Ainda no Ensino Fundamental (Ciclo Complementar – 4° e 5° ano), a vencedora foi Cinara Soares Caetano Vanoni, com o projeto “Memoarte: descobrindo e valorizando as memórias históricas, culturais e artísticas”, desenvolvido na escola municipal Campos do Amaral – prêmio R$ 3 mil (1° lugar) e R$ 2 mil (2°), para a professora Juliana de Aguiar Custódio Trítola, pelo projeto “Nossa Horta”, aplicado com os alunos da escola Roque Scarano. Já a professora Rosângela Gonçalves ganhou R$ 3 mil pelo projeto “O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no aprendizado da Matemática”, trabalhado na escola Ibrantina Amaral, como os alunos do Ensino Fundamental (anos finais – 6° ao 9° ano).

A secretária de Educação, Maria Luíza Coelho de Pádua destacou o amor como o quinto elemento, capaz de transformar e possibilitar o crescimento e desenvolvimento da pessoa. O vice-prefeito Márcio da Silveira lembrou que a educação municipal é referência no Estado de Minas Gerais e parabenizou todos os participantes do prêmio. O prefeito Mauro Zanin reforçou o convite a todos para se engajarem na campanha “Paraíso, eu amo! Eu cuido!” e afirmou que os professores são aprendizes eternos. Ele ressaltou também o papel pedagógico e gestor dos diretores.

Criado em 2005 e institucionalizado em 2006, o evento já consta do calendário escolar e da proposta pedagógica de cada escola e tem se tornado um instrumento valioso de motivação em busca de melhor qualidade da educação. Sua realização ficou por conta da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Antes da divulgação dos ganhadores, teve uma apresentação artística com o grupo NIT (Núcleo de Investigação Teatral), de Ribeirão Preto.