Campanha Paraíso, eu amo! Eu cuido!

05/10/2011

A campanha “Paraíso, eu amo! Eu cuido” já está nas ruas da cidade. O lançamento oficial aconteceu na manhã de quarta-feira, 5 de outubro. Com as dependências do Teatro Municipal Sebastião Furlan lotadas, o prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin fez a exposição dos objetivos que se pretende atingir com a iniciativa. Mobilizar a sociedade de forma geral para a construção de uma cidade o­nde a junção das ações individuais e coletivas possam contribuir para o desenvolvimento da comunidade está entre as principais metas a serem alcançadas.

O prefeito falou para o público por cerca de uma hora quando explicou em detalhe o conceito da campanha que se inicia e apresentou as ferramentas e os mecanismos que serão adotados para o envolvimento da população. Ele voltou a frisar que são as pequenas atitudes e com gestos simples, mas com o engajamento de todos, que se irá alcançar os objetivos que se propõe a médio, longo e curto prazos. “Somos todos responsáveis por cuidar de nossa cidade e queremos fazer isso a quatro mãos para transformarmos a realidade e cuidarmos do desenvolvimento de Paraíso, numa grande ação conjunta”, cita.

Zanin citou que existem grandes desafios a serem vencidos em vários setores. “Podemos melhorar na saúde, oferecer uma escola em tempo integral para ocupar as crianças, cuidar melhor das nossas praças e jardins, coletar o lixo de forma mais eficiente, proporcionar mais acessibilidade, enfim, precisamos nos doar mais e fazer mais mesmo sabendo que o nosso orçamento é limitado, mas se mudarmos o comportamento o dinheiro fará mais fartura”, diz.

De acordo com Mauro, o chamamento maior é no sentido de que cada cidadão pode contribuir para a coletividade e multiplicar as ações em favor de uma cidade melhor. “Não quero aqui fazer propaganda do governo, do poder público; queremos, sim, é a participação das pessoas, da sociedade, das empresas, associações para multiplicarmos este trabalho”, comenta.

Campanha — Durante o evento de lançamento da campanha foram apresentadas as peças publicitárias. Todos os setores da administração municipal utilizarão em seus uniformes o símbolo com as quatro mãos que representa a proposta do projeto. Além de camisetas, bonés e uniformes, serão utilizados botons, adesivos, balão inflável e outros objetos de identificação. Veículos como os caminhões da coleta de lixo, ônibus escolares e utilitários da Prefeitura já estão estilizados com a logomarca.

Zanin fez a apresentação de um vídeo institucional, de um jingle, outdoors e de outras peças que vão compor a campanha. “Quem ama cuida de nossa cidade, das escolas, das nossas águas para um futuro brilhante para nós agora e, principalmente, as futuras gerações”, acrescenta. Ele defende a adoção de ações práticas de sustentabilidade como reflorestamento, preservação de mananciais, coleta seletiva de lixo, adoção de praças e jardins, práticas de esportes e prevenção na saúde como meios que ajudam a construir uma cidade melhor para se viver.

Ao final do evento o prefeito avaliou como positiva a participação da comunidade e representantes da administração no evento.  “Tivemos o teatro repleto, são pessoas que são multiplicadoras desta nossa proposta e a ideia é que a partir de agora a sociedade como um todo abrace esta campanha e vista a camisa como um todo avaliou. “Acredito que pela aceitação é uma iniciativa que vai pegar, pois, são ações verdadeiras e quanto mais gente aderindo vamos ganhar muito mais e chegar a Paraíso que nós queremos”, conclui.

Repercussão — A sensibilização à proposta apresentada ganhou repercussão positiva entre os participantes do evento no Teatro Municipal. Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de São Sebastião do Paraíso (Acissp), vereador Ailton Rocha de Sillos, a iniciativa foi elogiável. “É uma campanha inteligente uma proposta de cidadania que precisamos prestigiar para o bem da comunidade. O comércio vai aderir  porque quando a coisa é bem feita fica muito mais fácil”, anuncia.

Para o pivô da equipe Paraíso Basquete, Fernando Bala, trata-se de uma feliz iniciativa. “Eu venho de uma cidade grande que é Brasília e sabemos que se lá tivesse feito igual está sendo proposto aqui, teríamos uma capital bem melhor. Paraíso merece mais melhorias para o seu crescimento e cada um tem que fazer sua parte e assim evitaremos poluição, melhor coleta de lixo e muitas coisas boas que pode tornar uma cidade modelo não só no esporte mas em um melhor lugar para se viver”, opina.

Conforme o gerente da Agência dos Correios, Arão Franco de Macedo Júnior, “a campanha é uma oportunidade para que a população cuide melhor e transforme a cidade, juntamente com a sociedade. Será através da participação coletiva que será feita a mudança para uma cidade melhor”, concluiu.