Paraíso lança programação de 190 anos

04/10/2011

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso lançou no domingo, 2, na praça comendador João Alves, a programação oficial das comemorações do aniversário de 190 anos de fundação do município. Apesar da chuva, várias pessoas estiveram presentes na praça da Fonte e receberam o folder contendo o calendário de eventos que serão realizados durante o mês de outubro.
 O prefeito Mauro Zanin apresentou a programação de todo o mês e ressaltou a importância da participação da população, tanto nos eventos culturais como nas inaugurações. Ele reforçou também que os valores de R$ 3,00 e R$ 5,00 que serão cobrados para os shows que ocorrerão de 21 a 25 de outubro no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho serão destinados às entidades assistenciais do município.
 O lançamento da programação foi abrilhantando com a apresentação do grupo “Paraíso em Seresta”, que alegrou e encantou todos os presentes com um repertório emocionante. Mesmo com a chuva forte, os presentes se reuniram em baixo das tendas e cantaram juntamente com os integrantes. Ao final, foram distribuídas rosas a todos. A próxima apresentação do grupo está marcada para dia 9 de outubro, domingo, na praça do São Judas.

Dia do Idoso e Outubro Rosa —
No sábado, 1° de outubro, na praça comendador José Honório (Matriz), aconteceu a comemoração do Dia do Idoso e o lançamento da campanha “Outubro Rosa”. O evento realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Ação Social, teve a parceria do Asilo São Vicente de Paulo e da Associação de Combate ao Câncer (ACCa).
 Uma missa celebrada pelo monsenhor Hilário Pardini foi o ponto inicial da programação. Em seguida foi realizado um café da manhã paralelo à apresentação das integrantes do grupo Vida Ativa e também do Tiro de Guerra. No local foram realizados serviços como aferição de pressão arterial e nas tendas, distribuição de panfletos e orientações sobre coleta seletiva, além de várias dicas de saúde.
 A programação também contou com a presença do Grupo de Escoteiros, apresentação de dança da Academia Impacto,  Coral “Roda das Emoções”, do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e o evento foi finalizado com o cantor Wellison. As pessoas presentes na praça também receberam o laço rosa, que é o símbolo da campanha.
 Conforme o secretário de Saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira, durante o mês serão realizados outros eventos para incentivar a prevenção ao câncer de mama. “É muito importante que a população compareça e participe das palestras, da caminhada e se informe, pois, a prevenção é a melhor solução para que tenhamos respostas positivas antes que a doença se manifeste”, disse.
 O prefeito Mauro Zanin também compareceu ao lançamento da campanha. Ele ressaltou a importância da participação dos internos do Asilo São Vicente, do grupo Vida Ativa e demais pessoas da comunidade. “Nós ficamos felizes em olhar para este pessoal e ver como as atividades oferecidas pela administração dão a estas pessoas uma melhor qualidade de vida, estão se cuidando mais e assim aumentando a expectativa de vida”, comentou.
 Em relação ao “Outubro Rosa”, ele comentou que a cidade terá pontos iluminados com a cor rosa que é uma forma de demonstração do engajamento à campanha. A programação prevê ainda para este mês a realização de uma palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero. O evento será dia 19, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, às 19h30. Já no dia 29, às 9h haverá uma caminhada entre a Prefeitura e a Praça da Matriz, para mobilizar ainda mais a população quanto a prevenção do câncer.