CRAS Santa Tereza comemora Dia do Idoso

04/10/2011

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizado no bairro Santa Tereza realizou no dia 27 de setembro atividades para comemorar o Dia do Idoso. O evento contou com a presença do vice-prefeito, Márcio da Silveira e o secretário de Saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira. O núcleo atende a um grupo de mais de 20 senhoras que desenvolvem uma série de atividades relacionadas a aprendizagem de práticas manuais e cuidados com a saúde.
 Oevento reuniu as integrantes do Grupo da Alegria,  participantes do processo de alfabetização, alunas de Tai Chi e de crochê. Durante as atividades também foi realizada uma demonstração de dança de salão. “Temos aqui o trabalho com o professor  Ricardo Mendonça que atua conosco através de um projeto que prevê a parceria com a iniciativa privada, no caso dele com o patrocínio da Fazenda Diamantina, são ministradas aulas de danças para as crianças, jovens e adultos.
 Além de demonstração de dança também foram realizadas aplicações de massagem. “Tivemos também um café da manhã e foi um momento de muita alegria e descontração”, comenta a psicóloga Lucilaine de Pádua. O centro que funciona no bairro há  pouco mais de um ano vem abrindo suas portas para atender as necessidades da comunidade. “É um espaço de amizade, informação e integração entre os moradores que aqui encontram vários serviços e oportunidade de convivência”, explica. Também estiveram presentes Marcelo São Julião e Rozi Mari Bulgari, da Diretoria de Ação Social.
 Ainda em relação ao grupo de senhoras Lucilaine acrescenta que tem trabalhado um conceito para aumentar a auto-estima. “Aqui é lugar de gente feliz, temos o acolhimento e disponibilizamos um tratamento humanizado e tudo isso tem trazido resultados positivos”, acrescenta. Ela cita também que a partir da convivência em grupo foi registrado significativa melhora  na qualidade de vida dos integrantes do programa.

Idoso —  O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado com o objetivo de estimular a reflexão a respeito da situação do idoso, seus direitos e dificuldades. O Brasil que já foi celebrado como país dos jovens, tem em média cerca de 13,5 milhões de idosos que representam 8% da população geral. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, por volta do ano 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
 O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento. No Brasil entre as principais dificuldades enfrentados pelos idosos no dia a dia está a perda de contato com a força de trabalho, desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, falta de projetos e de atividades de lazer e o difícil acesso a planos de saúde.