Aberto o Torneio Escolar Municipal

03/10/2011

A Arena Olímpica João Mambrini em São Sebastião do Paraíso foi cenário para a abertura oficial nesta segunda-feira, 3 de outubro, da 2ª edição do Torneio Escolar Municipal, o TEM 2011, evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação e professores de educação física da rede.
 Durante uma semana de competições todas as 11 Unidades Escolares Municipais (zona urbana e rural) participarão de atividades esportivas diversas, o­nde o principal objetivo é a integração entre as escolas e alunos.
 A abertura contou com a presença do prefeito Mauro Zanin que desejou bons jogos a todos os participantes. A secretária de Educação, Maria Luíza Coelho de Paula, enfatizou que a prática esportiva faz parte da formação completa do cidadão e com os jogos, os alunos poderão desenvolver valores, praticar a solidariedade e espírito de equipe.
 Durante a execução do Hino Nacional, teve a performance do Coral de Surdos e Mudos da cidade. O Hino de Paraíso foi cantado pela professora Vanessa Takahashi. Em seguida ocorreram apresentações artísticas dos estudantes, acendimento da pira e o juramento. Participam do TEM as escolas municipais Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto), Campos do Amaral e Noraldino Lima (centro), Francisco Daniel (Guardinha), Maria de Lourdes Dizaró (Santa Tereza), Ibrantina Amaral (Verona), Wulfida Marcolini (Maria Italiana) e as da zona rural: Termópolis, Morro Vermelho, Napoleão Volpe e Roque Scarano.
 As modalidades em disputa serão: futsal, handebol, queimada, atletismo (corridas, arremessos e saltos), xadrez e a novidade para o ano de 2011 é a ginástica artística masculina e feminina no aparelho solo, que nesse primeiro ano fará sua estreia como exibição. Segundo a professora de Educação Física, Daize Meles, da escola Maria de Lourdes de Dizaró, os movimentos ginásticos estão presentes no dia a dia das aulas de educação física e a inclusão da modalidade no TEM 2011, veio ao encontro com o desejo de todos os professores da rede.
 Participam das disputas alunos regularmente matriculados nas Unidades Escolares Municipais divididos em duas categorias: Fundamental 1 (nascidos em de 2000 a 2002) e Fundamental 2 (nascidos em 1996 a 1999). Segundo o professor Murilo Pessoni, responsável pela organização geral do evento, esta competição veio para proporcionar a todos os alunos da rede municipal a prática esportiva saudável não só no âmbito físico, mas também nos aspectos atitudinais. “Todos os professores se empenharam bastante, e todos estão se responsabilizando pelo bom andamento da competição, é uma linda integração esportiva entre todas as unidades, afinal, esporte e educação devem andar de mãos dadas” enfatizou.
 As competições ocorrerão na Praça de Esportes Castelo Branco, quadra recém-inaugurada da escola Ibrantina Amaral e Praça de Esportes Monsenhor Mancini (Campão). A expectativa para essa segunda edição é que mais de 800 alunos das 11 unidades participem das disputas. O evento tem total apoio da Secretaria Municipal de Educação e conta com parceria de diversos setores da Prefeitura, como a Secretaria de Esporte, setor de Transporte Escolar, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Saúde, setor de Merenda Escolar, dentre outros. O 2° TEM faz parte das comemorações dos 190 anos de São Sebastião do Paraíso.