Paraíso realiza Semana Nacional do Trânsito

19/09/2011

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece todo ano entre 18 e 25 de setembro, neste ano de 2011 voltará a ter uma programação intensa em São Sebastião do Paraíso. Conforme a engenheira Walquíria Caetano de Pádua Vieira, chefe do departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, serão realizados vários eventos com o objetivo de alertar a população sobre os cuidados que envolve a todos. “Pretendemos realizar um trabalho amplo, através de atividades escolares, atuação nas ruas, enfim, queremos envolver toda a comunidade que de uma forma ou de outra está inserida neste contexto”, observa.

As comemorações da Semana Nacional de Trânsito estão previstas  no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro. Para este ano foi definido como tema “Juntos podemos salvar milhões de vidas”. “Nós pretendemos firmar parceria com vários outros organismos ligados ao trânsito para que juntos possamos realizar um trabalho intenso e abrangente”, explica a engenheira. Segundo Walquíria, através de estudos sobre acidentes e ocorrências, foi constatado que os condutores estão abusando no excesso de velocidade. “Faremos a nossa campanha bem focada neste setor, sem nos esquecer dos demais itens de segurança no trânsito”, alerta. Além das mensagens na mídia a campanha pretende mobilizar toda a comunidade para que atue de maneira bem participativa acrescenta

Na programação que está sendo organizada consta a realização de vários eventos. No dia 22 de setembro, haverá a 3ª Caminhada pela paz no trânsito. “Já havíamos realizado este movimento em 2006 e 2007, paramos nos anos seguintes e agora vamos reeditar e queremos contar com a participação de todos, desde escolas, órgãos de classe e a população em geral”, destaca. Walquíria disse ainda que este vento terá a parceria da Associação Integrar, que trabalha com pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Durante toda a semana de comemorações serão realizadas blitzes educativas em vários pontos da cidade com distribuição de adesivos e panfletos com orientações gerais.

Também haverá um concurso de frases, envolvendo as palavras trânsito e vida,  para os estudantes das redes municipal, estadual e particular com premiação aos três melhores trabalhos. “Como já foi feito em anos anteriores estamos trabalhando para colocarmos carcaças de veículos envolvidos em acidentes em exposição nas praças públicas”, acrescenta. As crianças costumam se transformar em multiplicadoras das mensagens que recebem e exigem dos pais atitudes corretas, como a obediência às leis do trânsito, o respeito à faixa de pedestre e aos semáforos e o uso do cinto de segurança. Além disso, atingindo as crianças com mensagens educativas, o Detran está investindo na melhor formação dos futuros motoristas.

O encerramento acontecerá com uma grande concentração na Praça Comendador José Honório (Matriz). Teremos brincadeiras, utilização do Jogotran, nova blitz educativa, premiação ao concurso e sorteio de brindes. “É sempre bom lembrar que todas as pessoas fazem parte do trânsito, seja como condutor, pedestre ou passageiro, todos nós estamos envolvidos e devemos contribuir e colaborar para que tenhamos um trânsito mais humano, mais seguro e sem acidentes”, completa Walquíria.

10 anos  —  Com o lema “Década de Ações de Segurança no Trânsito 2011-2020”, a Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), no dia 2 de março de 2010, proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta. A decisão de adoção de uma campanha decenal mundial teve origem em vários encontros internacionais e consagrou-se no I Congresso Mundial Ministerial de Segurança Viária, realizado em novembro de 2009 em Moscou, o­nde o Brasil se fez representar. O desafio é reduzir em 50% os índices de mortos e feridos através de medidas imediatas de prevenção contra a violência no trânsito com a participação de todas as esferas de poder e da efetiva participação da sociedade, principalmente no acompanhamento das ações.