Museu Municipal expõe Monteiro Lobato

08/09/2011

A Casa da Cultura de São Sebastião do Paraíso recebe de 12 a 30 de setembro a exposição itinerante “Reinações de Emília”, do escritor brasileiro Monteiro Lobato, muito conhecido entre as crianças pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples, o­nde realidade e fantasia estão lado a lado.

“Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil, o qual foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções”, afirmou Lucas Cândido de Oliveira, do departamento de Cultura. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel (“Contos da Carochinha”) da Literatura infantil brasileira, Lobato ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária.

A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, “O Presidente Negro”, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças e, entre as mais famosas, destaca-se “Reinações de Narizinho” (1931), “Caçadas de Pedrinho” (1933) e “O Pica Pau Amarelo” (1939).

De acordo com Lucas, o objetivo da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo é verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. “Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade, isso porque se vive em uma sociedade o­nde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual”, afirmou.

Segundo ele, o departamento de Cultura está preocupado em conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita, e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo. “As exposições itinerantes que estão sendo deslocadas para a Casa da Cultura de São Sebastião do Paraíso, são muito importantes para todos paraisenses, pois é através delas que as crianças conseguem conhecer a literatura infantil, sendo um instrumento motivador e desafiador para as mesmas, além de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, compreende o contexto em que vive para modificá-lo de acordo com a sua necessidade”, ressaltou.

Hoje a dimensão da literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. “Chegamos a perceber que, quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo”, enfatiza. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos. “É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, etc. sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula”, disse.

Neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva. “Gostaríamos que as escolas da rede municipal, estadual e particular levassem seus alunos à exposição, pois concluímos que a leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim”, pediu.

A exposição “Reinações de Emília” está na Casa da Cultura, à Avenida Oliveira Rezende, nº 509, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo que as escolas deverão agendar antecipadamente na Casa da Cultura, pelo telefone 3531-7634, o dia e horário da visita. “Fazemos isso para não ocorrer de uma escola visitar no mesmo horário que outra, deixando a situação conturbada”, salientou Lucas. O público alvo da exposição são crianças, pois trata-se de Literatura Infantil.