Notícias | + Listar todas
JIMI 2011: Definidas chaves das equipes de Paraíso
06/09/2011
No último sábado, 3 de setembro, foi realizada em Patos de Minas a reunião preparatória para a fase final dos Jogos do Interior de Minas (JIMI 2011). Na ocasião representantes dos municípios finalistas estiveram presentes, discutindo questões sobre a disputa e sorteando os grupos e equipes para a grande final dos jogos, que serão realizados em Patos de Minas, entre os dias 6 e 16 de outubro. A cidade de São Sebastião do Paraíso estará disputando as finais das modalidades de basquete masculino e futsal masculino, ambas na 1ª divisão dos Jogos, além do atletismo, ciclismo, judô, natação e xadrez.
Será a maior delegação da história de Paraíso no JIMI e o secretário de esportes do município, Mariano Bícego, esteve na reunião em Patos de Minas, buscando as melhores condições para os atletas paraisenses na disputa deste ano: "Uma das nossas preocupações é com a qualidade de alojamentos e locais de competição, tendo em vista os jogos do ano passado, quando tivemos problemas sérios em Montes Claros, e, inclusive, lideramos um protesto que teve ressonância em vários outros municípios.
"Fiquei satisfeito com a estrutura em Patos, faremos parceria com outras cidades do sul de Minas e teremos bons alojamentos e alimentação durante a disputa. Quanto aos locais dos jogos, a estrutura da cidade é muito boa e isto vai facilitar para que o nível da competição seja bom", afirmou o secretário.
O primeiro esporte de Paraíso a estrear na competição será o ciclismo, que tem dois atletas inscritos na prova da categoria speed e 4 no mountain bike. As provas da modalidade terão início na sexta feira, 7 de outubro e irão até o domingo, dia 9. Esta disputa no ciclismo tem 84 atletas inscritos no speed e 94 no mountain bike, e a disputa promete.
Na quarta-feira, 12 de outubro, iniciam-se as disputas do basquete e do futsal masculino. No basquete o time do Paraíso Basquete vem se preparando com dedicação para os jogos e o técnico Jefferson Batista está confiante: "Temos uma boa chance de classificação e devemos pegar o atual campeão, Itaúna, nas semifinais, talvez este seja nosso maior desafio, já que eles tem uma equipe parelha à nossa, com atletas profissionais de nível nacional, mas só de estarem nas finais da primeira divisão do estado as outras cidades também mostram sua força, será uma boa competição", ressaltou.
Já o presidente do Paraíso Futsal, Osvaldo Tosin, mostrou cautela, apesar do título recente da Taça EPTV conquistado pelos seus atletas: "Nossa chave parece ser equilibrada e o futsal jogado no interior de Minas Gerais sempre tem boas equipes. O título do JIMI é muito importante para nós e iremos fazer de tudo para trazê-lo para nossa cidade, o que seria uma conquista inédita para o futsal paraisense".
Nas modalidades individuais, cuja disputada será à partir de sexta-feira, 14 de outubro, com exceção do ciclismo, que abre os jogos, a delegação paraisense também tem boas chances. No atletismo, a cidade será representada pelos corredores da ACORPA, associação que representa os corredores de rua do município, que disputarão as provas de longa distância dos jogos. No ciclismo a equipe de Paraíso é forte, com vários atletas medalhistas em diversas competições nacionais, inclusive o campeão brasileiro na categoria sub-35 anos, Carlos Alberto Ribeiro e o campeão brasileiro Wellington Gonçalves Rezende, categoria sub-30 anos, ambos no mountain bike. Já o judô terá uma forte equipe, da Academia Energy, capitâneada pelo técnico e atleta Vinícius Moherdauí e com atletas de peso como Aurélio Magalhães, bronze no Campeonato Mundial Sênior de Judô, disputado recentemente no Rio de Janeiro.
A natação paraisense, representada pela equipe do SESI/ACISSP e comandada pela técnica Silmara Queiroz, defende o título feminino na competição e o vice masculino e leva uma espectativa de medalhas, assim como o xadrez, campeão nove vezes na competição e que volta aos jogos após um hiato de dois anos, com uma forte equipe formada por Gerson, Jair, Herlon e João Paulo.
Confira os grupos da disputa do basquete e futsal masculinos, lembrando que para as semifinais classificam-se uma equipe de cada grupo e o melhor segundo colocado dos três grupos:
Basquete masculino
Chave A: Santa Luzia, Juiz de Fora, Sacramento e São Sebastião do Paraíso.
Chave B: Itaúna, São Francisco, Joaíma e Patos de Minas.
Chave C: Divinópolis, Ipatinga, Passos.
Futsal masculino
Chave A: Jequitinhonha, Itabira, Teófilo Otoni e Diamantina.
Chave B: Congonhas, Juiz de Fora, São Sebastião do Paraíso e Tupaciguara.
Chave C: Janaúba, Patos de Minas e Visconde do Rio Branco.