Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Atletas de Paraíso conseguem boa colocação no judô

31/08/2011

No último final de semana, 26, 27 e 28 de agosto, a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, se transformou em palco para a realização do primeiro Campeonato Mundial Sênior de Judô, organizado pela Federação Mundial de Judô.

O Campeonato teve início no dia 26 de agosto, com a pesagem oficial dos atletas e o Congresso de fundação da Federação Mundial de Judô, aprovado o seu Estatuto e eleita a primeira diretoria (2011/2015), cujo presidente eleito foi o Engenheiro Jaime Casanova da República Dominicana.

A competição contou com a participação de atletas de vários países como: Argentina, Austrália, Brasil, Bolívia, Chile, Espanha, Estados Unidos, República Dominicana, Romênia, Suécia e Venezuela. Isso fez com que o campeonato tivesse um alto nível em suas lutas.

A abertura oficial do I Campeonato Mundial Sênior (FMJ) ocorreu às 9h do sábado, 27 de agosto, no Ginásio Canto do Rio Futebol Clube, em Niterói-RJ, o­nde aconteceram todas as lutas da competição. Cerca de 250 atletas, de 11 países diferentes compuseram o campeonato.

São Sebastião do Paraíso esteve na competição através da equipe da Energy Academia, que contou com uma delegação de 10 atletas. Esta equipe é a mesma que estará representando a cidade na Etapa Estadual do JIMI 2011.
O judô é disputado por categorias de peso, equipe e Kata (performance de pré-definida de acordo com a modalidade). Os judocas da equipe paraisense participaram das categorias de naipe masculino.

O judoca Danilo Ribeiro lutou pela categoria Super Ligeiro, até 55kg. Teve um bom início, com duas vitórias, mas acabou perdendo uma luta e mesmo assim ele conseguiu se recuperar e ficou com a medalha de bronze.
Aurélio Magalhães lutou pelos Pesos Pesados, acima de 100kg, essa foi uma das disputas mais acirradas. Sendo disputadas por atletas fortes e precisos, Aurélio conseguiu garantir para uma medalha para nossa equipe do JIMI, ficando com o bronze.

O Carlos Moura, o Carlinhos, foi o atleta da equipe que conquistou a medalha dourada. O judoca lutou na categoria até 81kg, a categoria Meio Médio, e sem deixar chance para os adversários, venceu todas as lutas e conquistou a medalha de ouro. Juntando com a medalha de prata de Marcelo, na categoria Leve, até 73kg, a equipe paraisense somou quatro medalhas. Um bom resultado para uma competição entre 11 países diferentes.

Esta competição serviu de preparação para os Jogos do Interior de Minas, o JIMI. São Sebastião do Paraíso Sebastião do Paraíso vai com a maior delegação que o município já levou para uma Etapa Estadual do JIMI.

Outros componentes  —  
Além dos atletas medalhistas, o judô paraisense terá outros atletas reforçando a equipe para o JIMI. É o caso do técnico da equipe, Vinícius Moherdaui, que também lutou na competição, mas acabou fraturando o braço em uma de suas lutas. Mesmo assim atuou bem na competição, ficando com a quarta colocação da categoria Médio, até 90kg.

Também estarão compondo a equipe jovens talentos como Alexandro Donizete, o “Ronaldo”, de apenas 17 anos, que lutou na categoria Leve, vencendo as três primeiras lutas por Ippon (nocaute do judô), inclusive um experiente judoca argentino. Apesar da derrota para o campeão da categoria, o garoto alcançou o quarto lugar.

O mesmo resultado alcançou Alexandre Donizete, irmão de “Ronaldo”, lutando a categoria dos Pesos Pesados (acima de 100kg) contra experientes judocas do Brasil e exterior. Douglas ficou com o quinto lugar em sua categoria, a Medio (até 81kg).

Esses e mais alguns serão os atletas que vestirão o “quimono” de Paraíso de 06 à 16 de outubro na disputa da Etapa Estadual do JIMI 2011, que esse ano acontece na cidade de Patos de Minas-MG. T
odas as informações e notícias poderão ser acompanhadas através do twitter: www.twitter.com/arenaolimpica.