Prefeitura repassa subvenção às entidades

26/08/2011

Prefeitura repassa subvenção destinada pela Câmara

Entidades assistenciais de São Sebastião do Paraíso receberam na manhã de quinta-feira, 25 de agosto, uma subvenção social repassada pela Prefeitura após a Câmara Municipal devolver parte do duodécimo não utilizado no primeiro semestre deste ano. A transferência de valores soma R$ 150 mil e tinha como único destino esta finalidade.
    O encontro dos representantes das entidades foi na sala de reuniões da Prefeitura com a presença do prefeito Mauro Zanin, o vice Márcio da Silveira, vereadores, funcionários públicos e imprensa. Entre as entidades beneficiadas estava o Grupo de Apoio o­ncológico de Passos e Região (GAPOP-R), que recebeu R$ 15 mil. Diariamente, o município paraisense envia de 15 a 20 pacientes por dia para tratamento no Hospital Regional do Câncer de Passos, e a “Casa de Apoio” dá assistência com leitos e alimentação.
    Todas as entidades beneficiadas tiveram seus planos de trabalho aprovados pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A subvenção é uma modalidade de transferência de recursos financeiros públicos para organizações governamentais ou não, de caráter assistencial e sem fins lucrativos, com o objetivo de cobrir despesas de custeio. A divisão dos recursos é feita de acordo com as necessidades de cada instituição.
    “Agradecemos o que cada entidade faz pela sociedade, uma vez que o poder público não dá conta de fazer tudo”, ressaltou o prefeito Mauro Zanin. Segundo ele, a Constituição Federal de 1988 jogou muitas responsabilidades para os municípios e aquilo que dá para realizar, está sendo feito.. “É importante para nós prestarmos contas e o representante político tem que ter a humildade para enfrentar os desafios”, afirmou.
    Zanin ainda lembrou às instituições que a prestação de contas deve estar em conformidade com o plano de trabalho e que haverá mais repasse de recursos vindos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O presidente da Câmara, vereador Antônio César Picirillo, também informou que o Legislativo poderá destinar a devolução do próximo duodécimo para as instituições assistenciais.
    Em nome das entidades, o presidente da Associação Renascer para a Vida, Norberto da Silva Nunes, agradeceu e parabenizou o trabalho e a parceria entre a Prefeitura e a Câmara, bem como o papel do CMAS. De acordo com ele, o Conselho não faz nenhum tipo de politicagem no trato às instituições e repasse de recursos. “É importante ainda que cada entidade busque também apoio nas esferas federal e estadual”, ressaltou.
    A presidente do GAPOP, Paula Ângela Bícego, agradeceu o apoio da Prefeitura de Paraíso ao trabalho realizado pela sua instituição, que atende 24 cidades na região. “Nós temos 64 leitos e agora vamos começar uma ampla campanha para arrecadar mais recursos”, informou. Já o presidente do CMAS, Marcelo São Julião, ao fazer uso da palavra, disse da autonomia dada pelo prefeito às ações e decisões do Conselho e parabenizou o trabalho das entidades, Prefeitura e Câmara.

Veja abaixo a relação de entidades beneficiadas e os valores repassados:

Asilo São Vicente de Paulo = R$15.000,00
Casa Menino Jesus = R$ 5.000,00
Associação de Combate ao Câncer (ACCa) = R$12.000,00
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) = R$14.000,00
Associação de Amigos do Autista e Psicótico (AMAPP) = R$ 5.000,00
Associação Feminina Obreiras do Bem = R$ 8.000,00
Associação Renascer para a Vida = R$10.000,00
Casa São Francisco = R$ 5.000,00
Chácara Pedacinho do Céu = R$17.000,00
Obra do Berço Santa Tereza = R$ 5.000,00
Obras Sociais Dr. Bezerra de Menezes (OSBM) = R$ 8.000,00