Marcha dá início ao combate do tabagismo

25/08/2011

Para conscientizar a população sobre a restrição do cigarro em ambientes fechados de uso coletivo, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso promoverá, na próxima segunda-feira (29), a Marcha de Combate ao Tabagismo. Às 8h, os participantes sairão da Praça dos Imigrantes com destino a Praça Comendador José Honório (Matriz).
 O movimento surgiu após a promotoria convocar a Vigilância Sanitária e pedir que alguma atitude fosse tomada referente ao uso do cigarro, principalmente em 29 de agosto, data em que comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
 Os interessados em se juntar à causa deverão usar traje branco e, antes da caminhada, receberão uma faixa vermelha para personalização. “Vale colocar no braço, na perna ou até usar como bandana”, explica Gilmar Machado, enfermeiro supervisor da Atenção Primária e principal responsável pela organização da ação. Com o slogan “Quem não fuma não é obrigado a fumar”, ele explica que a campanha não foi criada para perseguir os fumantes. “O objetivo é sensibilizar e educar a população através de várias maneiras”, diz. “A marcha é apenas uma delas”.
 No início de agosto, o município deu início à um grupo piloto que reuniu 25 pessoas em um programa de apoio aos fumantes. Com ajuda de profissionais, como médicos e psicólogos, os voluntários participam de sessões em que aprendem sobre os malefícios do cigarro e técnicas para parar de fumar, como o controle de ansiedade.
 De acordo com Machado, 12 pessoas pararam de fumar, sendo sete com a ajuda de medicamentos. Gleison Grillo, assessor administrativo e um dos voluntários, conta que o curso realmente fez diferença. “Nenhum remédio faz a pessoa parar de fumar se não houver força de vontade”, ressalta. Os recursos vem do Estado e, por isso, o programa ainda está em fase de testes.
 Além de outros meios de comunicação, a Prefeitura Municipal usou, neste ano, suas redes sociais para divulgar a marcha. Mais de 200 internautas confirmaram presença no convite de evento criado através do Facebook . O perfil no Twitter também foi personalizado especialmente para a data.