Resultado concurso da GM sai partir de 18 agosto

11/08/2011

A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil deverá divulgar dentro de uma semana o resultado da prova do concurso público realizado no domingo, 7, em parceria com o Instituto Mineiro de Administração Municipal (IMAM). Foram 485 inscrições com um comparecimento de 95%, que disputam 30 vagas para Guarda Municipal e Agente de Trânsito nível 1. Na sequencia haverá novas etapas do processo de seleção com entrega de títulos, além de exames físicos e psicológico. No final haverá ainda um curso de formação para se ter o número de aprovados que tomarão posse no começo de 2012.
 O concurso teve a inscrição de 377 homens, para 27 vagas, e 108 mulheres, para três vagas. A avaliação ocorreu na escola estadual Clóvis Salgado no período de 9h às 12h, sendo que três candidatos chegaram atrasados e foram impedidos, conforme o regulamento, de participar do exame. A organização não confirmou a quantidade de comparecimento.
 Conforme Renato Cassaroti Parada, presidente da Comissão Organizadora do Concurso, nos dias 9 e 10 decorreram os prazos para apresentação de recurso contra questões da prova objetivas. Somente no primeiro dia, 30 pessoas recursaram e as reclamações serão analisadas. O resultado com a classificação dos pontos da prova deverá ser divulgado em 18 de agosto, caso não haja outro tipo de recurso.
 Em seguida, nos dias 19 e 22 serão as datas  para a entrega dos títulos e prazo para apresentação de recurso contra as notas das provas. Serão considerados como títulos a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação e curso de  formação de segurança  privada ou público.
 Na etapa seguinte haverá convocação dos 100 primeiros classificados para os testes de capacidade física. Serão aplicadas três tipos de avaliações. Na primeira os homens deverão correr 2.300 metros em 12 minutos e as mulheres 1.900 metros em 12 minutos. Outro teste avaliará a força muscular dos homens com flexão em barra fixa com três repetições. Às mulheres será exigido 10 flexões de apoio contra o solo. Também haverá avaliação com a travessia na prancha de quatro metros de altura, cinco metro de comprimento e 30 centímetros de largura.
 Por fim será aplicado teste psicológico, o­nde os aprovados serão convocados para o curso de formação. “Será aplicada a carga horária de 560 horas/aula que também terá caráter eliminatório”, explica Renato Parada. Os aprovados serão nomeados para o cargo e deverão tomar posse no início de 2012.
 O cargo de Guarda Municipal possui várias atribuições relacionadas a cuidar do patrimônio público, como manter a vigilância sobre depósitos de materiais, pátios, áreas abertas, centros de esportes, escolas, obras em execução e edifícios o­nde funcionam repartições municipais. O guarda deve fiscalizar ainda a entrada e saída de pessoas das dependências de edifícios municipais, prestar informações e encaminhamentos para garantir a segurança do local.
 Entre as funções do funcionário desta área consta também atividades relacionadas ao controle e orientação do trânsito de veículos e pedestres. O guarda deve ainda estar atento para impedir a invasão de edifícios públicos municipais, inclusive solicitar ajuda policial quando necessária e comunicar imediatamente a autoridade superior sobre quaisquer irregularidades encontradas. O salário inicial é de R$ 799,69 e junto a outros benefícios pode chegar a R$ 1.150,00.