Coreto da Matriz recebe novos bancos

09/08/2011

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, juntamente com o Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de São Sebastião do Paraíso, dando prosseguimento nos trabalhos de preservação do Patrimônio Histórico, concluiu mais uma ação planejada para o ano de 2011: a revitalização do Coreto da Praça comendador José Honório.
 Após a solicitação da Banda Municipal de Música e algumas reuniões entre o Departamento de Cultura e o Conselho do Patrimônio, foi aprovado na reunião do mês de junho o orçamento de construção dos seis bancos estilo estação 1920. A verba utilizada veio do Fundo do Patrimonio Histórico e Cultural (Funpac).
 O coreto da praça comendador José Honório foi construído pela própria prefeitura na gestão do prefeito José Honório Júnior, em 1930, a fim de servir de base para a apresentação dominicais noturnas da banda municipal. O coreto sofreu algumas reformas ao longo de sua existência, porém, não perdeu suas características essenciais e sua funcionalidade. Atualmente, além da banda municipal, o espaço é utilizado para outras apresentações e para grupos de dança.
 De acordo com o secretario de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Mariano Bícego, esta ação faz parte do processo de revitalização e preservação da própria Banda Municipal. "A Banda Municipal carrega toda a tradição da nossa musicalidade e por isso merece ser alvo destas ações". Além dos bancos no coreto, que darão mais conforto na apresentação dos músicos, a Secretaria de Cultura investiu na aquisição de novos uniformes para os integrantes da Banda, em fase de confecção, e na contratação de um novo maestro que estará atuando a partir de agosto.
 Segundo Lucas Cândido de Oliveira, responsável pelo Departamento de Cultura e 1º secretário do Conselho, "a preservação do Patrimônio Histórico é fundamental para manter viva nossa cultura e História, e a parceria entre o Conselho e o Departamento é essencial para conseguir efetivar os projetos e ações resguardando a nossa memória".
 As próximas ações do Conselho serão a fixação da placa do Monumento dos Imigrantes, reforma da Capela do Asilo São Vicente de Paulo, pintura interna e externa da Casa da Cultura e a fixação das placas indicativas dos bens tombados.