Museu Municipal expõe Charles Perrault

08/08/2011

"Nem todo aprendizado precisa de leitura, mas toda leitura gera um aprendizado"

A Casa da Cultura/Museu Municipal de São Sebastião do Paraíso recebe de 8 a 26 de agosto mais uma exposição itinerante. Desta vez os trabalhos são do escritor e poeta francês Charlos Perrault, intitulada “Era uma vez...”. Nascido no século XVII, ele estabeleceu bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, sendo-lhe conferido o título de “Pai da Literatura Infantil”. Suas histórias mais conhecidas são Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, O Gato de Botas, Cinderela, Barba Azul e O Pequeno Polegar. A maioria de suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressões, como o teatro, o cinema e a televisão.
 A exposição articulada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo tem o objetivo de apresentar aos paraisenses ricas literaturas, despertando, motivando e renovando o hábito de leitura através das exposições literárias itinerantes. “A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita; a proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas; a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral; é por meio da leitura que a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, afirmou o secretário Mariano Bícego.
 Segundo Valéria Maria das Graças, funcionária do Museu Municipal, “toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada. Diante disso, a escola, juntamente com os professores, devem adotar para as crianças o hábito de leve, sendo esse hábito estimulado na infância, para que o indivíduo  aprenda desde pequeno, que ler é algo importante e prazeroso, resultando desta forma um adulto culto, dinâmico e perspicaz. É a leitura que proporciona a capacidade de interpretação”.
 De acordo com Lucas Cândido de Oliveira, responsável pelo departamento de Cultura, “interessamos muito em trazer essas exposições itinerantes, pois pudemos perceber que as apresentadas anteriormente, proporcionaram uma conceituada ajuda no desenvolvimento pedagógico, pontos estes também analisados pelos professores. Desta forma,  gostaríamos que as escolas da rede municipal, estadual e particular levassem seus alunos à exposição acima mencionada, pois concluímos que a leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim”.
 A Casa da Cultura fica na avenida Oliveira Rezende, nº 509, e é aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As escolas deverão agendar antecipadamente o dia e horário da visita de seus alunos à exposição, para que não ocorra de uma escola visitar no mesmo horário que outra, deixando a situação conturbada. O público alvo da exposição são crianças, pois se trata de literatura infantil.