Paraíso se prepara para as finais do JIMI

05/08/2011

Na manhã da última quinta-feira, 4 de agosto, reuniram-se na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de São Sebastião do Paraíso, os representantes das modalidades esportivas do município que irão para a Etapa Estadual do JIMI, os Jogos do Interior de Minas.
 O motivo da reunião foi a discussão sobre o modelo de competição, regulamentos e logística para a disputa, que será em Patos de Minas, já que Paraíso terá esse ano a maior delegação do município em uma edição do JIMI.
 Estiveram na reunião os representantes das modalidades de quadra do basquete e do futsal, ambas classificadas para as finais estaduais da primeira divisão, série A. Também compareceram os representantes dos esportes individuais como o mountain bike, atletismo, xadrez, natação e judô, além da presença do secretário municipal de Esporte, Mariano Bicego, do coordenador de fisioterapia e jornalista Tomás Martins e da coordenadora de esportes de competição, Leni Soares.
 O futsal foi representado pelo diretor do Paraíso Futsal, o empresário Osvaldo Tosin, que está animado com o bom momento da equipe. O Paraíso Futsal vem de uma boa participação no Campeonato Paulista e o título da Copa Alterosa de Futsal. No JIMI a equipe ficou com o terceiro lugar na Etapa Microrregional e venceu a Etapa Regional. Com esses resultados a equipe chega à final estadual da competição na série A1 pela primeira vez, e com fortes chances junto às principais equipes do estado.
 Pelo basquete esteve presente o técnico Jefferson Teixeira. A exemplo dos dois últimos anos, o basquete venceu a Etapa Microrregional e Regional da competição, chegando a Etapa Estadual como uma das equipes favoritas ao título. O basquete que já foi campeão da competição por duas vezes, embarca atrás do tricampeonato.
 As competições das modalidades individuais acontecem apenas na Etapa Estadual. E Paraíso vai esse ano com a maior delegação que o município já teve em uma competição de JIMI.
 A técnica Silmara Queiros esteve representando a natação, que foi campeã da competição feminina e vice-campeã na masculina no ano de 2010. E para esse ano o objetivo é manter o resultado no feminino e melhorar o desempenho no masculino.
 O judô do técnico Vinícius Moherdaui ficou com o vice-campeonato na edição de 2010. Esse ano a equipe teve bons resultados nas competições dos Jogos da Juventude (JOJU) e agora chega à competição com força para lutar pelo título do JIMI 2011.
 O atletismo paraisense estava fora das competições do JIMI há algum tempo. Esse ano sob o comando do técnico Adalberto Alves, o Betinho, promete somar pontos para Paraíso. O atletismo está em fase de reestruturação no município, e já tem revelado jovens talentos da modalidade, além dos bons atletas que a cidade já tem.
 O mountain bike, que tem campeões brasileiros como é o caso de Carlos Ribeiro, o Carlinhos, participa da competição pela primeira vez com sua equipe, dando esperança de bons resultados para Paraíso. Carlinhos esteve na reunião representando a modalidade, confirmando sua participação.
 O xadrez é a modalidade que São Sebastião do Paraíso retém o maior número de títulos no JIMI. Foram oito campeonatos vencidos pelo xadrez do município e agora, depois de alguns anos sem participar da competição, o xadrez volta com força total prometendo representar bem a cidade, como disse Gerson Peres, representando a modalidade na reunião.
 Lembrando que as modalidades individuais são as que mais agregam pontos para os municípios no quadro geral de medalhas dentro da competição. Com essa delegação, São Sebastião do Paraíso chega à Etapa Estadual do JIMI 2011 com força dentro da competição. A Etapa Estadual acontecerá de 6 a 16 de outubro, na cidade de Patos de Minas/MG.
 O secretário Mariano Bícego manifestou apoio a todas as categorias e expressou a satisfação com o sucesso do esporte paraisense, "que tem levado longe o nome de nossa comunidade, se transformando em motivo de orgulho de todos os paraisenses". Já  Tomás Martins afirmou que acompanhará as delegações durante as disputas, ajudando no desempenho de todos. "Teremos uma mini central de fisioterapia em Patos de Minas, recuperando nossos atletas e contribuindo para o sucesso deles na competição". Leni Soares disse que é a primeira vez que Paraíso vai para as finais do JIMI com uma delegação tão numerosa e a expectativa é de muitas medalhas. "O sucesso no JIMI 2011 destas modalidades refletirá também em outros esportes que também buscarão um desempenho ainda melhor".
 Todas as notícias e resultados da competição podem ser acompanhadas através do twitter:
www.twitter.com/arenaolimpica.