Secretaria de Educação capacita educadores

28/07/2011

Profissionais da rede municipal de Educação encerraram no dia 30 de junho de 2011 o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que ofereceu subsídios teóricos, metodológicos e práticos para que os professores e gestores escolares possam compreender o potencial pedagógico dos recursos das TICs no ensino e na aprendizagem em suas escolas.
 A capacitação também permitiu aos cursistas planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis, criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série; utilizar as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
 Na primeira oferta, participaram os coordenadores de informática educacional, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores. A carga horária total da formação foi de 100 horas, sendo 36 presenciais e 64 a distância. Os encontros presenciais foram realizados no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM).
 As tutoras Ana Maria Costa Heto e Elaine Gonçales Lavez Silva utilizaram o ambiente colaborativo de aprendizagem do Ministério da Educação,
www.eproinfo.mec.gov.br, o­nde o município é cadastrado como entidade habilitada para o oferecimento de cursos. O material utilizado foi disponibilizado pelo Proinfo Integrado e desenvolvido por consultores especializados.
 A coordenadora do curso, Ana Heto, procurou enriquecer os encontros presenciais com oficinas o­nde os educadores tiveram a oportunidade de criar blogs, wikis, podcast, webquest e outros recursos educacionais. Na avaliação final, as cursistas deixaram registrado que a formação possibilitou a vivência de novas possibilidades de organizar situações didáticas, agora, utilizando as tecnologias.
 A secretária municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua, já solicitou ao NTM local que organize um calendário para que o curso seja repassado para todos os professores da rede municipal e assessores da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a secretária, os professores precisam conhecer melhor as novas tecnologias para integrá-las ao currículo, inovando o fazer escolar.